Topo

Botafogo

Torneio que Botafogo considera Mundial teve Real, Barça e não dava troféu

Botafogo campeão do Torneio Internacional de Caracas sobre o Barcelona em 1967 - Reprodução / Jornal Folha Carioca
Botafogo campeão do Torneio Internacional de Caracas sobre o Barcelona em 1967 Imagem: Reprodução / Jornal Folha Carioca

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2020 12h58

O Botafogo agitou a paralisação no futebol - por conta do coronavírus - ao se autoproclamar tricampeão mundial por ter conquistado o Torneio Internacional de Caracas em 1967, 1968 e 1970. Mas afinal de contas, que competição foi essa?

Como o próprio nome sugere, ela foi disputada na capital da Venezuela e teve dez edições, entre 1958 e 1981. O nome, porém, foi generalizado, uma vez que a Copa Navidad de Caracas (1958), a Copa Círculo de Periódicos Deportivos (1967), o Troféo Julio Bustamante e Oldemario Ramos (1968), a Copa Carnaval de Caracas (1969) e a Copa Ciudad de Caracas (1980 e 1981) foram consideradas o mesmo campeonato.

Um dos maiores argumentos para o Botafogo considerá-los títulos mundiais foram os adversários de peso que participaram nas edições, casos de Real Madrid, Barcelona, Peñarol, Benfica, Sporting, Porto, além das seleções argentina, colombiana e da União Soviética.

O Botafogo, aliás, é o clube com mais títulos, seguido do Cruzeiro, com dois. O Brasil também foi o país que mais venceu, com seis conquistas (o Bangu, em 1958, foi o outro). Espanha (La Coruña e Real Madrid), Portugal (Sporting) e União Soviética (Dínamo Moscou) são os demais campeões.

Os títulos alvinegros foram conquistados sobre o Barcelona (1967), a seleção argentina (1968) e a seleção soviética (1970).

Historiador, o jornalista Roberto Assaf destaca que torneios deste tipo, com um caráter de "Mundial", eram comuns naquela época.

"Na realidade, vários torneios desses foram realizados ao longo do tempo em diversos lugares. O Bangu, por exemplo, teve um desempenho em 1960 nos Estados Unidos e também considera como Mundial (International Soccer League). Eu talvez abriria uma exceção para a Copa Rio, que o Palmeiras ganhou em 1951 e o Fluminense em 1952. Diria a você que considero os que obedeceram um protocolo, tendo sido campeões sulamericanos e depois disputaram, numa época que ninguém dava atenção para outros continentes, como África, Ásia e Oceania", disse ao UOL Esporte.

Não dava troféu

A curiosidade é que o Troféu Triangular de Caracas não dava suas taças aos campeões; por isso, o Botafogo vai recriar os troféus do jeito que eram na época e passará a exibi-los aos torcedores.

Agora, o Centro de Memória alvinegro se encaminha para a finalização do projeto com o objetivo de buscar o reconhecimento junto a Fifa.

Botafogo