Topo

Botafogo

"Tradutor" de Honda e fã de Lewandowski: Pedro Raul se destaca no Botafogo

Pedro Raul teve bom início no Botafogo: por falar inglês, atacante é um dos "tradutores" de Honda - Vitor Silva/Botafogo
Pedro Raul teve bom início no Botafogo: por falar inglês, atacante é um dos "tradutores" de Honda Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2020 04h00

Aos 23 anos, Pedro Raul atua pela primeira vez em um clube com torcida de dimensão nacional. Sob desconfiança vindo do Atlético-GO, ele provou dentro de campo que pode ser útil e, de quebra, também se tornou peça importante no dia a dia do Botafogo ao ajudar na adaptação de uma das contratações mais badaladas da temporada no futebol brasileiro: o meia Keisuke Honda.

Com fluência no inglês, ele tem sido um dos "tradutores" do japonês nos treinamentos e nas demais atividades do Alvinegro.

"A convivência é boa. Por falar inglês, eu procuro ajudá-lo nos treinos. É um atleta muito comprometido e profissional, espero tirar muito conhecimento dele e formar uma parceria boa dentro de campo", declarou ao UOL Esporte.

O contato diário com um jogador reconhecido internacionalmente é uma experiência única para o atacante, que, com 1,92 m, tem como inspiração outro astro estrangeiro que possui uma estrutura física quase parecida: o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique.

"Lewandowski é minha referência, antes dos jogos sempre vejo vídeos dele. Outros que também vejo vídeo são Cristiano Ronaldo, Suárez... São atacantes que eu me espelho e busco aprender com eles", disse.

"Faculdade do futebol" na Europa

Após se destacar no Cruzeiro (RS), Pedro Raul foi contratado pelo Vitória de Guimarães, de Portugal, com apenas 20 anos. Por lá ficou quase duas temporadas, algo que, em sua avaliação, foi fundamental para sua formação e obtenção de maturidade.

"Foi muito bom. Lá aprendi coisas que vou levar para sempre. Me mostrou que pequenos detalhes mudam o jogo coletivo e pessoal. Me fez amadurecer a cabeça não como jogador e, sim, como um atleta. Como sempre falo para os meus amigos: foi uma faculdade do futebol", destacou.

Em sua avaliação, algo que ajudou em seu bom início no Botafogo foi a rápida adaptação aos companheiros de equipe:

"Todo jogador trabalha e se prepara para isso. Estou muito feliz no clube, consegui criar amizades em pouco tempo, e isso dentro de campo facilita para que o meu futebol flua normalmente. Espero dar sequência a esse bom momento durante toda temporada."

Em lua de mel com os alvinegros, Pedro Raul avalia que defender um clube de massa como o Botafogo é um sonho.

"Quando eu vim para o Botafogo, realizei um sonho de vestir uma grande camisa e representar um grande clube. Todo atleta sonha com isso e eu me sinto muito honrado de ter essa oportunidade. Tenho um carinho enorme pela torcida, recebo diversas mensagens, não consigo responder a todos, mas sempre enfatizo que sou muito grato ao carinho deles. Espero retribuir dentro de campo com gols e títulos", frisou.

Botafogo