Topo

Cruzeiro

Preferido no Cruzeiro, Enderson já formou parceria campeã com novo diretor

Enderson Moreira deixou o comando do Ceará para assumir o Cruzeiro - Divulgação/Ceará
Enderson Moreira deixou o comando do Ceará para assumir o Cruzeiro Imagem: Divulgação/Ceará

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2020 04h00

O Cruzeiro segue sua busca por um novo treinador e já fez uma proposta para Enderson Moreira. Desde o último domingo (15), após a demissão de Adilson Batista, o conselho gestor do clube traçou como principal alvo a contratação do ex-comandante do Ceará. Além dele, Guto Ferreira, atualmente desempregado.

Com a promoção de Ricardo Drubscky à diretoria de futebol, o atual comandante do 'Vovô' virou o predileto dentro do clube celeste. Enderson já trabalhou com Drubscky no Cruzeiro, mas foi no rival América-MG que eles alcançaram o único objetivo da Raposa para 2020: o acesso para a elite do futebol nacional.

Nos últimos anos, antes de se aposentar dos gramados, Ricardo Drubscky realizou alguns trabalhos como gestor de futebol. Uma dessas experiências ocorreu no América-MG, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. Ricardo foi diretor de futebol e fez uma parceria com Enderson Moreira, comandante do Coelho na ocasião.

No primeiro ano, o América não só conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, como terminou a Série B levantando a taça de campeão, desbancando o favorito Internacional, que ficou com o vice. Em junho do ano seguinte, Enderson pediu demissão do América para virar treinador do Bahia.

No Cruzeiro, Enderson também já trabalhou com Ricardo. Isso aconteceu em 2007. Na época, Ricardo era diretor das categorias de base e Enderson era o treinador do time sub-20. No início daquela temporada, a Raposa venceu a Taça São Paulo de Futebol Júnior, seu único título da competição até hoje.

Se conseguir convencer Enderson a treinar o Cruzeiro, a diretoria da Raposa terá que pagar uma multa ao clube alvinegro. Essa foi a segunda passagem recente do treinador pelo Vovô. A primeira foi no final do ano passado, quando acabou demitido nas últimas rodadas do Brasileirão.

O Ceará era um adversário do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento, mas acabou conseguindo se manter na elite. Em fevereiro de 2020, Argel Fucks foi demitido do cargo, e Enderson Moreira voltou à equipe. Nesta nova passagem pelo Castelão, ele está invicto, com seis e quatro empates em dez compromissos.

Cruzeiro