Topo

Pepê leva reservas do Grêmio à vitória sobre o Pelotas

Pelotas x Grêmio

Do UOL, em São Paulo

08/03/2020 18h00

O jovem atacante Pepê foi o responsável por levar o Grêmio a mais uma vitória no segundo turno do Campeonato Gaúcho. O time tricolor derrotou o Pelotas, hoje, no estádio Boca do Lobo, por 1 a 0 e lidera o Grupo B do torneio estadual.

Pepê,de 23 anos de idade, decidiu a vitória com um gol-relâmpago. Logo aos 2 minutos do primeiro tempo, ele recebeu lançamento perfeito de Darlan e conduziu a bola até a área para marcar. Com o resultado, o Grêmio chegou aos seis pontos, mesmo número do São José, mas superior saldo de gols.

Na próxima rodada, o Grêmio atuará em casa contra o São Luiz, mas as atenções tricolores da semana estão voltadas para um duelo histórico. Na próxima quinta-feira (12), o time de Renato Gaúcho recebe o Internacional pela segunda rodada da Libertadores. Na estreia, ambas as equipes venceram.

Por causa do clássico, Renato Gaúcho optou por mandar a Pelotas uma formação reserva. Sob forte calor, o Grêmio pouco produziu e chegou a sofrer pressão em alguns momentos do primeiro tempo. Mesmo assim, conseguiu voltar a Porto Alegre com os três pontos.

O melhor: Pepê

Em um jogo de pouca criatividade por parte do Grêmio, coube ao jovem atacante definir o segundo triunfo tricolor no segundo turno. Ele usou seu principal recurso, a velocidade, para se adiantar em relação ao lateral direito Iago e sai na frente do gol. Só precisou escolher o canto para marcar.

Ataque improdutivo

Os problemas foram evidentes no setor ofensivo do Grêmio, o que provocou irritação de Renato Gaúcho. Patrick e Luciano foram os principais alvos do treinador. O centroavante não ofereceu nenhum perigo ao goleiro adversário e ainda errou muitos passes quando foi acionado.

Thiago Neves titular

O veterano meia-armador, de 35 anos, teve mais uma oportunidade como titular, mas não correspondeu. Deu apenas um chute a gol -de pé direito- e quase não participou da criação de jogadas ofensivas. Acabou substituído aos 15 minutos do segundo tempo por Jean Pyerre.

Armador ainda não convence

Se depender da partida contra o Pelotas, o Grêmio continuará atuando com um tripé de volantes durante um bom tempo. Além de Thiago Neves estar fora de forma, Jean Pyerre ainda não está em condições de assumir a posição de titular. Por isso, Maicon, Lucas Silva e Matheus Henrique devem seguir como titulares para o clássico contra o Inter, na próxima quinta-feira (12), pela Libertadores.

Volta de Jean Pyerre

Foram seis meses de espera. O meio campista Jean Pyerre voltou a atuar pelo grêmio depois de se recuperar de uma grave lesão muscular. A última partida dele havia sido no dia 15 de setembro do ano passado, contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Jean Pyerre entrou em lugar de Thiago Neves na armação de jogadas e conduziu bem o meio-campo. Arriscou um chute a gol por cima do travessão.

Calor e gramado ruim

As condições de jogo não foram as mais favoráveis para um duelo de alto nível. Thiago Neves reclamou da irregularidade do gramado no intervalo. Ao mesmo tempo, a partida foi toda disputada sob forte calor -entre 32 e 34 graus- e sol. Por causa disso, o árbitro Lucas Horn ordenou uma parada técnica em cada tempo.

Cronologia do jogo

O Grêmio viveu momentos opostos no primeiro tempo. Em um início movimentado de ambos os lados, abriu o placar logo aos 2 minutos com gol de Pepê. A jogada foi perfeita, com um lançamento preciso de Darlan, que encontrou o jovem atacante livre para invadir a área e escolher o canto direito para marcar. Na sequência, o Pelotas assustou em duas oportunidades. Em uma delas, chute de Felipe Guedes bate no travessão.
O Grêmio ainda manteve o controle do jogo até a parada técnica. Depois dos 30 minutos, porém, foi o Pelotas quem mandou. E então, o goleiro Paulo Victor apareceu para salvar o Grêmio em duas finalizações perigosas. Na principal chance, Tadeu cabeceou após cobrança de falta e quase fez um gol por cobertura -ele parou em boa defesa do arqueiro tricolor.
A boa impressão deixada ao fim do primeiro tempo não se confirmou na etapa final. As duas equipes voltaram em ritmo lento. Pouca criatividade e falhas no setor ofensivo marcaram o confronto que teve pouca exigência dos goleiros. Bastou ao Grêmio se proteger para segurar o segundo triunfo no returno do Estadual.

FICHA TÉCNICA
PELOTAS 0 X 1 GRÊMIO

Data: 08 de março de 2020, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Árbitro: Lucas Horn
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Max Augusto Guimarães Vioni
Cartões amarelos: Schmoller e Hugo Sanches (Pelotas); Orejuela (Grêmio)

Gols: Pepê, aos 2min do primeiro tempo (Grêmio)

PELOTAS: Douglas Silva; Iago (Osvaldir), Pedrão, Wendel e Busanello; Schmoller, Felipe Guedes e Talles Cunha; Jô (Juliano), Tadeu e Hugo Sanches. Técnico: Luís Carlos Winck

GRÊMIO: Paulo Victor; Orejuela, Rodrigues, Paulo Miranda e Cortez; Darlan (Lucas Araújo), Thaciano e Thiago Neves; Patrick (Guilherme Guedes), Luciano e Pepê. Técnico: Renato Gaúcho