Topo

Araos volta do Chile sub-23, e Tiago quer entender qual sua posição ideal

Meia Ángelo Araos faz embaixadinhas durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Meia Ángelo Araos faz embaixadinhas durante treino do Corinthians no CT Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/02/2020 04h00

Ángelo Araos reiniciou os treinos no Corinthians ontem (3), no CT Joaquim Grava, após retornar de empréstimo da Ponte Preta e defender a seleção chilena no Pré-Olímpico da Colômbia. O técnico Tiago Nunes começa, então, a tentar recuperar o jogador. Inicialmente, porém, o treinador quer decifrar e descobrir qual seria exatamente a posição ideal do atleta.

Internamente no Corinthians, os profissionais sabem que Araos é meio-campista, mas ninguém entende de fato em qual posição ou função do setor ele pode render mais. Tiago Nunes quer descobrir o posicionamento do chileno em conversas com o próprio jogador.

Além da questão técnica, o técnico pretende dar moral a Araos e mostrar para o jogador que ele é importante para o elenco. Acredita que o chileno precisa recuperar também a confiança.

Araos disputou apenas 22 partidas pelo Corinthians. Chegou a ficar oito meses sem jogar quando foi emprestado para a Ponte Preta, em outubro do ano passado. O jogador não agradava ao técnico Fábio Carille.

No Corinthians, muitos acreditam que o chileno de 22 anos foi mal aproveitado por Carille. O atleta atuou como segundo volante e poucas vezes como meia mais avançado. Tanto na Universidade de Chile, seu ex-clube, e na seleção chilena sub-23, Araos atuava como armador externo pela esquerda e meia centralizado.

Quando atua aberto pela esquerda, o chileno gosta de se deslocar pelo centro. Já na posição de meia centralizado, Araos procura pisar na área e, inclusive, finalizar a gol. No Pré-Olímpico da Colômbia, ele marcou gol de dentro da área, como um centroavante, e decretou a vitória dos chilenos contra a Venezuela por 1 a 0. Um jogo antes, o camisa 10 de sua seleção participou dos três gols da vitória contra o Equador por 3 a 0, incluindo duas assistências.

Inicialmente, Araos não foi inscrito pelo Corinthians para a segunda fase da Copa Libertadores da América, conhecida aqui no Brasil como "pré-Libertadores", pois estava com a seleção chilena. Mas a ideia é testar o chileno em treinos e aproveitá-lo na temporada.

Por conta disso, o Corinthians evitou abrir negociações pelo jogador. Alguns clubes consultaram o Alvinegro para saber a possibilidade de empréstimo e até contratação definitiva. Mas, a diretoria 'segurou' o jogador a pedido de Tiago Nunes.