Topo

Santos

Top-3 em todos os quesitos: como Soteldo pode resolver problemas do Santos

Soteldo durante partida do Santos contra o Fortaleza no estadio Arena Castelão  - Kely Pereira/AGIF
Soteldo durante partida do Santos contra o Fortaleza no estadio Arena Castelão Imagem: Kely Pereira/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/02/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Convocado pela Venezuela, Soteldo perdeu as primeiras rodadas do Paulistão
  • Atacante foi o principal jogador do Santos em 2019 e esteve no top-3 em todos os quesito ofensivos
  • Jogador deve ficar à disposição de Jesualdo Ferreira para o clássico contra o Corinthians
  • Técnico português quer que time melhore nos processos ofensivos e Soteldo pode ser a resposta para "acertar as decisões"
  • Sem o venezuelano e castigado por lesões, Peixe utilizou todos os atletas de ataque nesse início de ano - com exceção de Venuto

O venezuelano Yeferson Soteldo, que desfalcou o Santos nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, deve ficar à disposição do técnico Jesualdo Ferreira para o clássico contra o Corinthians, amanhã (2), às 11h, na Arena do rival, pela quarta rodada do Paulistão. Principal destaque de 2019, o atacante esteve no top-3 em todos os quesitos ofensivos e pode ser crucial para a melhora do time alvinegro.

Contratado junto ao Huachipato, do Chile, o venezuelano demorou um pouco para se firmar no time titular do ex-técnico Jorge Sampaoli, mas cresceu de rendimento durante a temporada e terminou o ano como o principal jogador do Peixe.

No ano, Soteldo foi o líder santista em dribles (60), o segundo em assistências (seis) e cruzamentos certos (26), e o terceiro em gols marcados (12), faltas sofridas (47), finalizações certas (31) e em posse de bola. O desempenho colocou o venezuelano na mira do Atlético-MG, que já acenou com uma proposta de R$ 51 milhões no mercado da bola.

Convocado pela Venezuela para o torneio pré-olímpico, o atleta perdeu as primeiras três rodadas do estadual e o Peixe sofreu no setor. Com Marinho lesionado logo na estreia, o técnico Jesualdo Ferreira já utilizou todas as opções ofensivas que dispõe, com exceção de Venuto.

Kaio Jorge foi titular na estreia, mas deixou o campo no intervalo com uma entorse no tornozelo e deu lugar a Raniel, que seria titular a partir de então. Arthur Gomes iniciou a partida contra o Guarani, mas também saiu lesionado, enquanto Tailson foi o escolhido para o jogo contra a Inter de Limeira.

Além dos titulares, o paraguaio Derlis González e o jovem Renyer, de 16 anos, também ganharam minutos ao longo das partidas pelos lados do campo. No comando de ataque, Eduardo Sasha foi o titular nos dois primeiros jogos e Uribe ganhou oportunidade na terceira rodada.

O técnico Jesualdo Ferreira afirmou que o Santos já faz metade do que ele vê como ideal, mas quer melhorar a recuperação de bola e os processos ofensivos. Após a estreia na temporada, o português afirmou que o Peixe jogou muito "depressa" e cobrou melhores decisões de seus jogadores.

Soteldo, que vinha jogando normalmente pela Venezuela, tem chance de atuar no clássico contra o Corinthians e a tendência é que forme o ataque com Raniel e Eduardo Sasha, caso seja escolhido para começar. Se Jesualdo optar por deixar o venezuelano no banco, Kaio Jorge é a principal opção para iniciar.

Santos