Topo

Jesus retorna ao Flamengo com 'fico' em pauta e elenco ainda mais pesado

Jorge Jesus volta ao Brasil e começará trabalho com elenco principal do Flamengo em breve - Wagner Meier/Getty Images
Jorge Jesus volta ao Brasil e começará trabalho com elenco principal do Flamengo em breve Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Técnico Jorge Jesus desembarca no Brasil na manhã de hoje (20)
  • Treinador deve dar continuidade às conversas com a diretoria do Flamengo pela permanência
  • Contrato entre as partes vai até maio deste ano
  • Elenco ganhou reforços nesta janela de transferência dentre eles, um centroavante, algo que sempre foi pedido por Jesus

O técnico Jorge Jesus desembarca no Rio de Janeiro na manhã de hoje (20), após longa estadia em Portugal. Antes de ver o treinador iniciar o trabalho com o elenco principal do Flamengo para a temporada, a prioridade da diretoria e da torcida é dar continuidade às conversas e tentar prolongar sua permanência na Gávea.

Jesus, assim como o restante do elenco principal, esteve de férias até o momento por conta da disputa do Mundial de Clubes —a final contra o Liverpool, da Inglaterra, foi no dia 21 de dezembro, e os 30 dias de pausa precisam ser respeitados. Desta forma, o Rubro-Negro começou o Campeonato Carioca com alguns jogadores que não tiveram chance no ano passado e integrantes do Sub-20, inclusive, o técnico Maurício Souza. No primeiro jogo, empate por 0 a 0 com o Macaé, no Maracanã.

O treinador português tem contrato com o Flamengo até maio. Em algumas oportunidades, inclusive em entrevistas concedidas durante as férias em casa, deixou em aberto a possibilidade de ficar após este período. Por outro lado, assim como já fez anteriormente, enalteceu a torcida rubro-negra e afirmou que o carinho que vem recebendo pesará em qualquer decisão.

"Já estou mais habituado, a minha mentalidade é outra. Na primeira vez que que saí, fui com o desejo de voltar o mais depressa possível. Já não penso assim. Vou para um clube no qual vivi a minha melhor temporada de sempre, foi um ano extraordinário. Nunca estive num clube onde fosse tão acarinhado pelos torcedores", disse ao "O Jogo", durante o embarque.

O Flamengo terminou o ano com duas pautas mais urgentes no mercado da bola: buscar o 'fico' de Jorge Jesus e do atacante Gabigol. A temporada começou sem definição em nenhuma das duas "novelas", mas as tratativas permaneceram. Isso não quer dizer que o clube tenha ficado parado, de mãos atadas. Muito pelo contrário.

O técnico retorna diversas caras novas num elenco ainda mais qualificado, suprindo algumas das carências que já havia diagnosticado. Nesta janela de transferências, o clube anunciou as chegadas do zagueiro Gustavo Henrique e do atacante Pedro Rocha. Além disso, está perto de divulgar Michael, ex-Goiás, e de um acerto final com o volante Thiago Maia e o atacante Pedro. Todos eles já desembarcaram no Rio de Janeiro falando como atletas do Fla.

Com Gabigol, que tem os direitos ligados à Inter de Milão (ITA) e cujo o vínculo de empréstimo chegou ao fim em dezembro, as negociações avançaram nas últimas semanas e estão perto de um desfecho positivo. Já com Jesus, as negociações não exigem tal urgência, mas, de qualquer forma, vêm movimentando os bastidores.

Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Bruno Spindel, diretor-executivo de futebol, assim como em outras conversas, estão tratando a questão com calma e cautela, mas, publicamente, já indicaram o desejo de que o treinador fique. A permanência é tratada como importante em meio à engrenagem para que os bons resultados do ano passado se repitam.

Antes do "até logo" a Portugal, Jesus fez uma visita a uma das embaixadas do Flamengo no país, mais um episódio que demonstra a identificação que o treinador criou.