Topo

Grêmio apela para curinga à espera de novo meia após saída de Luan

Thaciano já atuou em diferentes funções do meio-campo nos últimos dois anos e agora tem novo papel - Jeferson Guareze/AGIF
Thaciano já atuou em diferentes funções do meio-campo nos últimos dois anos e agora tem novo papel Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2020 04h00

O Grêmio entra na semana de estreia no Campeonato Gaúcho com quatro reforços anunciados, mas uma das prioridades do clube no mercado da bola ainda segue longe. Sem Jean Pyerre, em recuperação física, Thaciano foi o escolhido para a função. No time de transição, outra opção para a função, Patrick, não foi bem na partida válida pela Recopa Gaúcha, aumentando a carência.

A saída de Luan ao Corinthians e a recuperação de Jean Pyerre, que teve lesão muscular em outubro e ainda não voltou a jogar, geram um cenário de estiagem.

No jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas do Rio Grande do Sul, coube a Thaciano ocupar a função. Ele já foi usado em diferentes lugares do campo ao longo de 2018 e 2019, mas atuar centralizado foi raro. Justamente pela presença das outras alternativas do elenco, ausentes agora.

Diante do Pelotas, na Recopa Gaúcha, o papel ficou com Patrick. O jovem, contemporâneo de Jean Pyerre, não foi bem e acabou sacado no segundo tempo. Assistiu do banco o time arrancar empate e perder a disputa nos pênaltis.

Se depender do apresentado ao longo do domingo, seja em Porto Alegre ou Pelotas, o jovem vai ter de esperar, enquanto o ex-jogador de Santos e Boa Esporte sai jogando. E não foi por falta de tentar outros nomes.

Em novembro, o Grêmio procurou o Palmeiras e abriu negociação por Raphael Veiga. A conversa, antes da demissão de Alexandre Mattos, esfriou pelos termos. O movimento, contudo, agora é compreendido de forma mais clara. Ter sido a primeira investida no mercado não era coincidência, mas um atestado indireto da carência que bateria à porta agora.

Até a rescisão de Diego Tardelli complica o cenário. O camisa 9 fechou o ano passado jogando recuado, na função de Luan, para fazer companhia a Luciano. Sem ele, a lista de candidatos a posição é enxuta.

O Grêmio estreia no Campeonato Gaúcho diante do Caxias, quarta-feira, em Porto Alegre.