Topo

'Abertos à discussão', diz Landim sobre negociação do Flamengo com a Globo

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, em cerimônia de abertura do Carioca 2020 - Bruno Braz / UOL
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, em cerimônia de abertura do Carioca 2020 Imagem: Bruno Braz / UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/01/2020 20h50

O Flamengo ainda não chegou a um acordo com a Globo, emissora que tem os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, e não terá os jogos televisionados neste começo de competição. Porém, o presidente Rodolfo Landim garantiu que não há nenhuma porta fechada nesta negociação e há a expectativa de que as partes possam chegar a um denominador comum em breve.

"O Flamengo concordou com, naquela época, alguns valores estabelecidos, mas a gente tem de entender que o Flamengo tem feito inúmeros investimentos, né? Hoje, vamos dizer assim, o espetáculo que estamos oferecendo é um espetáculo que a gente sabe da atratividade. E isso leva ao justo pleito em termos de valores maiores do que aqueles que tinham sido acertados há anos e que nós acertamos apenas até o ano passado", disse, durante a cerimônia de abertura do Estadual, o mandatário, que completou:

"É uma discussão que a gente vem tendo. Não estamos fechando a porta de nada, continuamos abertos à discussão, mas a gente pleiteia receber um valor que a gente entende que é justo para o Flamengo. Não podemos esquecer que a procura pelos jogos do Flamengo é maior que todos os outros clubes somados. Então, existe um princípio que é o de divisão igual e alegação, inclusive, que os valores já tinham sido estabelecidos no passado. É isso que não podemos concordar".

Segundo informações publicadas pelo Blog do Rodrigo de Mattos, no UOL, os clubes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) terão um prejuízo de R$ 18 milhões se o Flamengo de fato não fechar contrato com a Globo pelo Estadual do Rio. Os 12 times médios e pequenos serão os mais prejudicados na redistribuição do dinheiro. Botafogo, Vasco e Fluminense tendem a ser preservados da perda e manterão suas cotas.

O contrato do Estadual foi assinado pelos três grandes clubes e pela federação do Rio até 2024. O Flamengo só aceitou um contrato em separado fechado por três temporadas e que se encerrou em 2019. A renovação do clube rubro-negro com a Globo está emperrada.

Veja outras declarações de Landim:

Carioca sem TV

A gente sabe da importância do Carioca, sabemos que ele é visto pelo Brasil todo. Da luta regional que temos, é muito importante. Flamengo sempre irá prestigiar com o melhor que tiver.

Reservas no Carioca?

Quem achou que não dá importância está errado. Quem for ver comportamento do Fla, pegamos jogadores que tiveram ritmo intenso e demos descanso a eles. Senão não aguentariam a nova jornada. Podemos chegar ate a 80 jogos. Precisavam descansar. Alguns deles que não foram tão exigidos tiveram férias reduzidas e compuseram junto ao sub-20. Os demais atletas terão condição e vão jogar quando tiverem a readequação física necessária

Fla é adversário a ser batido no Rio?

Temos grandes adversários aqui. Não tem nada disso. Todo mundo é o adversário a ser batido. Campeonato se ganha no campo, jogando bola. Nossos adversários são grandes clubes no país e tem excelentes equipes. Vão jogar para ganhar e a gente também, claro