Topo

Três motivos para o Flamengo confiar na escalação do time sub-20 no Carioca

Equipe Sub-20 do Flamengo foi campeã do Campeonato Brasileiro da categoria - Marcelo Cortes/Flamengo
Equipe Sub-20 do Flamengo foi campeã do Campeonato Brasileiro da categoria Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Com elenco profissional de férias, Flamengo vai utilizar a base no Estadual
  • Por conta de um conflito de datas e impasse na lista de inscritos, desistiu da Copinha
  • Internamente, utilização da base no Carioca é vista com bons olhos e acredita-se que será positivo em diversas frentes
  • Sub-20 do Flamengo teve uma temporada de 2019 bastante vitoriosa

Após a desistência quanto à participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, grande parte do elenco sub-20 do Flamengo vai estar focado na disputa do Campeonato Carioca. Internamente, a diretoria entende ser uma boa oportunidade para os jovens jogadores, que vão ganhar ainda mais visibilidade ao disputar uma competição profissional.

A expectativa rubro-negra é de que a disputa do Estadual pode ser útil em mais de uma frente. Vejamos quais:

Laboratório para Jorge Jesus

Um ganho que o Flamengo pode ter com esse experimento é fazer uma melhor avaliação de uma geração considerada promissora na Gávea. Os garotos seriam testados contra jogadores profissionais, encarando inclusive clássicos contra adversários de muito mais tarimba. Aqueles que tiverem bons desempenhos podem virar reforços para eventuais necessidades do estrelado elenco comandado pelo técnico Jorge Jesus em uma longa temporada. O sub-20 do Flamengo teve uma temporada tão vitoriosa quanto a do profissional. A equipe rubro-negra conquistou o Campeonato Brasileiro, Supercopa, Campeonato Carioca e o Otávio Pinto Guimarães, o OPG.

Valor de mercado

Uma boa atuação também pode chamar a atenção de outros clubes. E, neste caso, não apenas aos integrantes da base, mas também àqueles que já estavam no profissional, mas sem muitas oportunidades. Quer dizer: se esses nomes não entrarem nos planos do treinador português, ao menos poderiam ser negociados. O Flamengo possui uma folha de pagamento onerosa, então qualquer soma de dinheiro vinda de negociação de peças periféricas seria bem-vinda, a despeito de sua receita quase bilionária na temporada passada. De qualquer forma, esse holofote que o Carioca poderá gerar no mercado não visaria exclusivamente vendas, mas também empréstimos que dariam maior rodagem a alguns jovens.

Respiro para o elenco profissional

Essa é, claro, a razão da convocação dos garotos sub-20 para o Carioca. Não havia como mandar o elenco profissional a campo para a rodada de estreia, programada para 18 de janeiro, contra o Vasco. Os vice-campeões mundiais estarão de férias até a reta final de janeiro por conta da disputa do Mundial de Clubes, que terminou apenas no último dia 21, com a final contra o Liverpool, da Inglaterra. Os 30 dias de férias precisam ser respeitados.

O efeito colateral da presença dos destaques do sub-20 no estadual foi a saída da Copa São Paulo de Juniores. O Rubro-Negro ainda tentou junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), que é a organizadora da Copinha, uma mudança na lista de inscritos para que pudesse disputar a competição paralelamente ao Estadual, mas o pedido não foi aceito. O prazo para inscrição já havia expirado há tempos. A estreia estava marcada para sábado, contra o Vitória da Conquista. O Grupo 25, do qual o Flamengo faria parte, conta ainda com Trem (AP) e Água Santa (SP). A chave, com sede em Diadema (SP) terá agora apenas três times.