Topo

Federação Paulista recusa pedido do Flamengo, que pode desistir da Copinha

Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição - Daniel Vorley/AGIF
Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Alexandre Araújo e Pedro Lopes

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

30/12/2019 16h29

A Federação Paulista de Futebol (FPF) recusou, hoje (30), o pedido do Flamengo para que pudesse realizar mudanças na lista de inscritos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, e acrescentar dez jogadores. Desta forma, há a possibilidade de o Rubro-Negro não participar do torneio, que começa na quinta-feira (2).

A estreia do Flamengo na competição está marcada para sábado (4), contra o Vitória da Conquista-BA. O Grupo 25 conta ainda com Água Santa (SP) e Trem (AP).

A informação foi publicada, primeiramente, pelo site do "Globo Esporte" e confirmada pelo UOL Esporte.

O clube da Gávea pode deixar de lado a participação na competição devido a um conflito de datas entre a Copa São Paulo e o Campeonato Carioca. Com o elenco profissional de férias até a reta final de janeiro, por conta da disputa do Mundial de Clubes, a diretoria pretende começar o Estadual utilizando boa parte dos jogadores do grupo do Sub-20.

Neste cenário, para que pudesse disputar as duas competições paralelamente, o Rubro-Negro tentou, junto à FPF, uma mudança na lista de inscritos. Porém, segundo o regulamento da Copinha, o prazo final para o envio da relação foi 25/11 e a Federação Paulista de Futebol entende que não poderia quebrar as regras do torneio.

Além disso, segundo o UOL Esporte apurou, pesou para a avaliação da federação sobre o caso o fato de que o último dia para o alinhamento da lista ter sido após a final da Libertadores, que aconteceu no dia 23/11, ou seja, o Flamengo já sabia que teria o Mundial de Clubes pela frente e que isso teria impacto no começo da temporada 2020.

O Flamengo, agora, avalia internamente os próximos passos, uma vez que a desistência da competição após confirmar presença pode gerar uma pena de proibição de disputar até as cinco próximas edições da Copinha, além de uma multa no valor de R$ 20 mil.