Topo

Flamengo desiste de disputar a Copinha após impasse na lista de inscritos

Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição - Daniel Vorley/AGIF
Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

30/12/2019 18h09

O Flamengo comunicou, na tarde de hoje (30), que desistiu de participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, principal competição de categoria de base do país. A decisão se deu pelo fato de haver um conflito de datas entre o torneio e o Campeonato Carioca e devido à recusa da Federação Paulista de Futebol (FPF) a um pedido do clube para alterar sua lista de inscritos.Com as férias do elenco profissional terminando apenas na reta final de janeiro, por conta da disputa do Mundial de Clubes —é necessário respeitar os 30 dias de férias dos atletas—, o Fla vai recorrer aos jogadores mais jovens para entrar em campo no início do estadual.

A estreia rubro-negra pela Taça Guanabara está marcada para 18 de janeiro, ainda com adversário a ser confirmado. O torneio de juniores tem duração até 25 de janeiro —e o Flamengo já tinha jogo marcado para sábado (4), contra o Vitória da Conquista. O Grupo 25, do qual o Fla faria parte, conta ainda com Trem (AP) e Água Santa (SP), anfitrião das partidas em Diadema, na região metropolitana de São Paulo.

A lista para a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição, foi enviada no dia 18 de setembro e contava com nomes que, posteriormente, faziam parte dos planos para o Carioca. A diretoria do Flamengo, então, tentou, junto à FPF, uma mudança na relação de jogadores para que pudesse disputar a Copinha e o Estadual do Rio paralelamente, mas não obteve resposta positiva.

Vale lembrar que o Flamengo pode ser punido e ainda ter de pagar uma multa. De acordo com o regulamento da competição, deixar o torneio após confirmar presença pode gerar uma pena de proibição de disputar até as cinco próximas edições, além de uma multa no valor de R$ 20 mil. Em contato com o UOL Esporte, a FPF afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente pelo clube carioca sobre a desistência.

Veja a nota do Flamengo na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que não participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, competição sempre valorizada pelo clube, detentor de quatro títulos do torneio ao longo da história.

A decisão se deve ao histórico desempenho do time profissional na temporada 2019, que fez com que o calendário de jogos se estendesse até o final de dezembro - com a participação no mundial de clubes.

Isso vai fazer com que as férias dos jogadores profissionais se encerrem apenas no final de janeiro.

Sendo assim, o Flamengo contará com grande parte do elenco da categoria Sub-20, antes inscritos na Copa São Paulo, para os primeiros jogos da Taça Guanabara, cujo início se dará em meados de janeiro. Além desse fato, seis jogadores inscritos na Copinha sofreram lesões que os impedem de jogar o torneio.

Sabendo disto e com a ressalva de que não era possível saber, no prazo limite regulamentar das inscrições, que o clube seria campeão da Copa Libertadores da América, o Flamengo ainda tentou a inclusão de novos atletas na lista que havia sido anteriormente enviada à Federação Paulista de Futebol. Infelizmente, o pedido foi negado pela organização do campeonato.

Dessa forma, o clube decidiu por não participar da competição, agradecendo ao convite recebido para a disputa e desejando todo o sucesso ao evento."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Flamengo estreará na Taça Guanabará em 18 de janeiro e não no dia 22. O erro foi corrigido.