Topo

"Disseram que teríamos que sair juntos do hotel", diz Zidane sobre clássico

PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Do UOL, em São Paulo

17/12/2019 07h52

Na véspera do clássico Barcelona x Real Madrid, adiado há 2 meses por conta de manifestações políticas, o técnico do clube da capital espanhola, Zinedine Zidane, falou sobre a curiosa "concentração única" entre os clubes.

Hospedados no mesmo hotel - perto do estádio Camp Nou, onde será realizado o jogo -, Real e Barça devem sair do estabelecimento em direção ao campo juntos por questões de segurança. "É uma coisa diferente, e regras são regras. Eles disseram que teríamos que sair juntos do hotel e nós faremos isso. Não há mais coisas para explicar", comentou Zidane.

O técnico também repudiou possíveis ações contra a arbitragem do jogo, que pode paralisar a partida em caso de manifestações - há protestos marcados para o horário do jogo, como o da plataforma independentista Tsunami Democratic, que quer deixar visível "nas arquibancadas e no campo de jogo" seu slogan "Spain, sit and talk" (Espanha, senta e conversa), um chamado para a negociação de um referendo de autodeterminação.

"O árbitro deve ser deixado em paz, ele quer fazer o seu trabalho tanto quanto a gente. Você precisa estar focado no jogo para fazer as coisas direito. Há muitas coisas ao redor, mas no final as pessoas querem assistir a um jogo de futebol, nada mais. Há muito barulho".

Sobre o embate dentro de campo, o francês revelou que não se importa em ter a posse de bola - característica marcante do rival. "Não é que eu não me preocupo, existem muitas outras coisas. O que devemos fazer é mostrar nossa melhor versão", afirmou.

O esperado confronto acontece amanhã, às 16h (horário de Brasília), e vale a liderança do Campeonato Espanhol.

Situação na tabela

Barcelona e Real Madrid só não dividem a liderança do Campeonato Espanhol pelo número de vitórias - o time catalão tem 11, ante 10 dos comandados de Zidane.

A equipe de Ernesto Valverde é dona do melhor ataque da competição até o momento - 43 gols. O Real, por sua vez, tem a segunda defesa menos vazada do torneio - 12 gols.

O empate na quarta-feira mantém o Barça na liderança. Se o jogo não terminar em igualdade no número de gols, o vencedor do duelo também fica com a dianteira na tabela.

*com informações da AFP