Topo

Grêmio lembra lesões de laterais e revive temor com sintético do Athletico

Divulgação/Site oficial do Grêmio
Imagem: Divulgação/Site oficial do Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/11/2019 04h00

O Grêmio enfrenta o Athletico hoje (27), mas para muitos dentro do clube gaúcho também trava um duelo particular com o gramado sintético da Arena da Baixada. O duelo, às 21h30 (horário de Brasília), válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro traz à tona duas lesões recentes para ligar alerta no elenco. Em 2017 e 2019, o time de Renato Gaúcho deixou Curitiba com baixas que nos bastidores são atribuídas ao jogo distinto que a grama artificial proporciona.

Em 2017, no segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira sentiu o joelho no início da partida. A torção obrigou o camisa 26 a deixar a partida ainda no primeiro tempo. À época, o Grêmio entendeu que a lesão foi em decorrência de um contato diferente com o gramado e eventual passada prejudicada pela grama sintética.

Grêmio fez treino no gramado sintético da Arena da Baixada antes de jogo com Athletico pelo Brasileirão - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio fez último treino antes do jogo com o Athletico no gramado sintético da Arena da Baixada
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Neste ano, foi a vez de Leonardo Gomes deixar outro duelo com o Athletico mais cedo. O camisa seis rompeu ligamentos do joelho na segunda partida da semifinal da Copa do Brasil e encarou cirurgia com especialista em São Paulo. O lateral direito deve voltar a atuar no final do primeiro semestre do ano que vem, devida à gravidade da lesão.

É voz corrente no Grêmio que o tipo de grama sintética da Arena da Baixada modifica a dinâmica da partida. Com mais rapidez na bola e movimentos que exigem adaptação, o início dos confrontos é tido como período crucial.

"O gramado é muito rápido, é grama sintética e eles molham ainda. Fica muito rápido mesmo. O time deles é muito bom e temos que estar bem atentos para sair com bom resultado", disse Rafael Galhardo, lateral direito do Grêmio, e que atuou pelo Athletico.

FICHA TÉCNICA:
ATHLETICO X GRÊMIO

Data e hora: 27/11/2019 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Michael Correia (RJ)
Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

ATHLETICO: Santos; Jonathan (Erick), Thiago Heleno, Léo Pereira e Márcio Azevedo (Adriano); Wellington, Camacho e Lucho González; Nikão, Rony e Marcelo Cirino. Técnico: Eduardo Barros

GRÊMIO: Paulo Victor; Rafael Galhardo (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho