Topo

Santos

Elogiados por Sampaoli, trio de meio quebra "tabu" de 20 rodadas no Santos

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

27/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Alison, Evandro e Sánchez formaram o meio-campo do Santos pelo segundo jogo consecutivo
  • Sampaoli não repetia uma escalação no setor há 20 rodadas
  • Os três ganharam elogios do argentino, com Sánchez e Evandro sendo fundamentais na boa fase do ataque
  • O último trio de meio repetido em sequência por Sampaoli teve Pituca, Felipe Jonatan e Sánchez

A trinca de meio-campo formada por Alison, Evandro e Carlos Sánchez quebrou um "tabu" de 20 rodadas ao ser escalada na vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Cruzeiro, no último sábado (23): o trio foi a única formação do setor que foi repetida pelo técnico Jorge Sampaoli em jogos seguidos desde o primeiro turno do torneio.

Os três atuaram juntos também no clássico contra o São Paulo, que terminou em empate por 1 a 1. Antes disso, na vitória convincente sobre o Goiás, por 3 a 0, somente Alison e Sánchez foram titulares, com Jean Mota ocupando a vaga que hoje é de Evandro.

A última vez que Sampaoli tinha mantido exatamente o mesmo meio-campo em jogos consecutivos havia sido entre as rodadas 13 e 14, pouco mais de um turno atrás, quando Diego Pituca e Sánchez formaram o meio-campo com Felipe Jonatan, lateral-esquerdo de origem que já atuou em diversas funções com o técnico argentino.

Alison, Evandro e Sánchez receberam recentes elogios de Sampaoli. O volante ganhou a vaga de Diego Pituca após uma queda de desempenho do camisa 21, que era intocável até então na temporada.

"Sobre Alison, Pituca teve lesão e diminuiu um pouco o rendimento. Optamos por jogar com um de contenção fixo, sabendo que eles têm volume de jogo interno. Foi muito bem contra o Goiás e repetimos", afirmou o argentino após o clássico contra o São Paulo.

Já Evandro e Sánchez vem sendo bastante efetivos na criação de jogadas e são dois dos principais responsáveis pelo bom momento ofensivo do time: foram 14 gols anotados nos últimos cinco jogos.

"Jogar com Sánchez e Evandro é jogar com os que constroem no ano. Sánchez fez grande partida, posicionalmente gerou desconforto para João Pedro. Evandro teve complicação, não fez o que esperávamos, mas nos dá a clareza que necessitamos. Custa um pouco a marcação no defensivo, mas controlamos o jogo, nos dão muito ataque e compromisso com a equipe. São fantásticos e é importante que estejam juntos e se complementem, que sejam sócios do ataque do Santos", elogiou Sampaoli após a vitória por 4 a 1 sobre o Botafogo.

Na vitória sobre o Cruzeiro, os quatro gols do Peixe tiveram participação direta da dupla: duas assistências de Sánchez e duas de Evandro. Detalhe: nos dois passes de Evandro ele recebeu a bola de Sánchez, o primeiro de forma direta em cruzamento rasteiro, e o segundo de forma indireta, após o goleiro Fábio espalmar cobrança de falta do uruguaio.

"Tem sido muito bom o entrosamento com o Sánchez no últimos jogos. Acredito que temos características bem diferentes em campo e isso acaba ajudando, pois um complementa o outro. Quem ganha com isso é o Santos", disse Evandro em entrevista recente.

A tendência é que o trio de meio-campo seja mantido para o duelo desta quinta-feira, às 20h, contra o Fortaleza, no Castelão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Santos