Topo

Santos

Da valsa ao "soco": Sasha iguala temporada mais artilheira da carreira

Sasha em jogo do Santos - Jeferson Guareze/AGIF
Sasha em jogo do Santos Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

26/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Sasha chegou ao 13º gol na temporada, igualando seu melhor ano na carreira
  • Curiosamente, o ano mais goleador do atacante foi justamente quando dançou a valsa em provocação ao Grêmio
  • Nesta temporada, após renascer das cinzas no Peixe, ele marca seu 13º gol dias após a polêmica com Jorge
  • O atacante começou o ano em baixa, mas se tornou peça fundamental da equipe de Jorge Sampaoli
  • Apenas Gabigol e Bruno Henrique, que atuaram ao lado de Sasha no ano passado, marcavam mais vezes que ele no Brasileirão

O gol marcado na vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Cruzeiro fez Eduardo Sasha chegar a 13 no ano e igualar sua temporada mais artilheira da carreira. Em 2016, ainda no Internacional, o atacante dançou a famosa valsa em provocação ao Grêmio e também marcou 13 vezes no ano. Desta vez, a marca vem logo depois da polêmica com Jorge.

As duas temporadas foram, de certa forma, controversas para o "sincerão" Sasha. Com o Inter, o atacante entrou em foco após dançar a valsa, em referência aos 15 anos que o rival Grêmio não vencia um título de expressão, quando marcou o gol do hexacampeonato gaúcho do colorado em 2016. No mesmo ano, teve de ouvir provocações de Luan quando o tricolor se sagrou campeão da Copa do Brasil.

Neste ano, depois de ressurgir das cinzas no Santos, Sasha não escondeu que ficou magoado com a forma como foi tratado no início da temporada, mas optou por provar seu valor nos treinos. Firmado no time titular, foi pivô de polêmica com o lateral Jorge no clássico contra o São Paulo, quando reclamou por não ter recebido um cruzamento e levou um leve tapa no rosto do camisa 3.

Em coletiva, Sasha surpreendeu o Santos e não escondeu que havia perdido o respeito por Jorge e que teve vontade de "dar um soco na cara" do companheiro de clube.

Na partida seguinte após a polêmica entre os dois, Jorge sequer foi relacionado e Sasha marcou seu 13º gol em 45 jogos na temporada. Todos os tentos anotados pelo camisa 27 foram no Brasileirão, diferentemente do que ocorreu em 2016, quando marcou seis vezes no Gaúcho, cinco na Série A, uma vez na Primeira Liga e outra na Copa do Brasil. No total, foram 56 jogos naquela temporada.

Além dos 13 gols, que o deixam atrás apenas da dupla Gabigol e Bruno Henrique, com quem chegou a formar trio de ataque no ano passado, na tabela de artilharia do Brasileirão, Sasha ainda contribuiu com três assistências na temporada.

Titular absoluto, é dele a maior sequência de um jogador de linha como titular dentro do rodízio promovido pelo técnico Jorge Sampaoli: 19 jogos, entre as rodadas oito e 26 do Brasileirão.

Santos