Topo

Fluminense

Calculadora na mão: após vitória, Flu vê chances de queda caírem para 14%

Fluminense reduziu suas chances de queda com vitória sobre o CSA - Mailson Santana/Fluminense FC
Fluminense reduziu suas chances de queda com vitória sobre o CSA Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/11/2019 11h00

A vitória do Fluminense sobre o CSA foi importante para a equipe comandada por Marcão: o Tricolor saiu da zona de rebaixamento e ganhou duas posições no Campeonato Brasileiro faltando apenas quatro rodadas para o fim da competição.

Com 12 pontos em disputa nos quatro jogos restantes, o Flu tem três adversários sem grandes objetivos na competição: já classificado à Libertadores, o Palmeiras briga por um simbólico vice-campeonato; o Avaí está matematicamente rebaixado e o Fortaleza dificilmente ficará de fora da próxima Copa Sul-Americana. Apenas o Corinthians, na última rodada, ainda briga por uma vaga direta na maior competição do continente.

A 34ª rodada foi quase perfeita para os tricolores: Ceará e Cruzeiro não venceram, além do CSA, derrotado pelo próprio Fluminense em sua casa. Apesar de ainda haver chance matemática, o time alagoano já caminha para retornar à Série B, com apenas uma vaga em aberto.

Tudo isso influenciou para que o Tricolor reduzisse bastante suas chances de rebaixamento. De acordo com cálculos do matemático Tristão Garcia no site Infobola, o Fluminense tem "apenas" 14% de possibilidades de cair para a Série B. Antes do início da rodada, ainda no Z-4, o clube possuía 39% - índice que já havia reduzido dos 41% na 32ª rodada.

Já o Cruzeiro viu suas chances subirem para 50%, bem como o Ceará, que tem 30%. Além do Flu, o Botafogo tem 6% de possibilidades de cair e o Atlético-MG, 2%.

Fluminense