Topo

OPINIÃO

Fla ou River? 5 ex-jogadores badalados palpitam quem ganha o duelo

Lucas Uebel/Getty Images
Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marcello De Vico e Vanderlei Lima

Do UOL, em Santos e São Paulo

20/11/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Fla e River decidem neste sábado quem fica com o título da Libertadores 2019
  • UOL Esporte conversou com ex-jogadores que já disputaram a competição
  • "Hoje o nível do Flamengo está acima", disse Jorge Fossatti, ex-técnico do Inter
  • "Flamengo é favorito, mas vai ser um jogo só", destaca Dario Pereyra

Flamengo e River Plate-ARG disputam, neste sábado (23), às 17h (de Brasília), a grande decisão da Copa Libertadores de 2019. O duelo, que inicialmente aconteceria no Chile, será realizado no estádio Monumental de Lima, no Peru.

O confronto coloca frente a frente os times de Jorge Jesus, quase campeão nacional e grande atração do futebol brasileiro na atualidade, e Marcelo Gallardo, ídolo do River Plate que já soma duas conquistas da Libertadores como técnico (2015 e 2018) - e outra como jogador, em 1996.

Para esquentar o confronto, o UOL Esporte conversou com cinco ex-jogadores sul-americanos que tiveram a oportunidade de disputar a principal competição do continente. Todos eles deram seus palpites sobre quem deve vencer o tão esperado confronto. Confira:

Jorge Fossati, uruguaio, ex-técnico do Internacional

Jorge Fossati, durante passagem pelo Al-Sadd, do Qatar, pelo Mundial de Clubes em 2011 - AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI - AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
Imagem: AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI
Se falarmos só de futebol, eu gosto do River Plate, respeito o River Plate, mas hoje tem um Flamengo que dificilmente pode ser vencido por um time da América do Sul, qualquer um. Poderia ser River, Boca, Peñarol, Nacional... Hoje o nível do Flamengo está acima, sinceramente. Como vocês gostam de falar, hoje o Flamengo é o bicho papão da América do Sul. Agora, tudo isso é teoria. Tem 90 minutos e qualquer coisa pode acontecer.

Freddy Rincón, colombiano, ex-jogador de Palmeiras e Corinthians

10.mai.2014 - Colombiano Freddy Rincón disputa lance ao lado de Gil, ambos ex-jogadores do Corinthians que foram ao Itaquerão participar de um evento-teste neste sábado - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL
Será um duelo sensacional, mas acho que River é o favorito.

Darío Pereyra, uruguaio, ex-jogador de São Paulo, Flamengo e Palmeiras

Darío Pereyra, exzagueiro do São Paulo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Acho que o Flamengo está jogando muito bem, só que qual é a diferença? A diferença é que o Flamengo está disputando um campeonato dificílimo que é o Brasileiro, todo mundo está se impondo, querendo ganhar, derrubar o Flamengo, e isso vai atrapalhar. De repente eles não venham com toda essa força; a gente viu isso contra o Vasco da Gama, que o Vasco fez de tudo para ganhar do Flamengo. E talvez os argentinos, por estarem mais focados na Libertadores, façam com que eles deixem o campeonato lá de lado. E o River não está jogando como está o Flamengo... Um jogo tão difícil, tão desgastante.

O Flamengo tem mais time? Acho que sim. Chega como favorito? Chega, mas vai ser um jogo só, não são dois jogos, não dá para bobear, não dá para errar, e o River é um time perigoso. O Flamengo tem que tomar muito cuidado e jogar com tudo mesmo. Vai ser duríssimo, mas vai ser um grande jogo.

Muñoz, colombiano, ex-jogador do Palmeiras

Muñoz vibra com gol pelo Palmeiras - FERNANDO SANTOS/FOLHA IMAGEM - FERNANDO SANTOS/FOLHA IMAGEM
Imagem: FERNANDO SANTOS/FOLHA IMAGEM
Flamengo [vence], com certeza. Não só pelo time que tem, mas pelo momento que está passando. Não adianta você ter jogador com muita experiência, que tenha nome, que tenha bom currículo... Os jogadores do Flamengo têm um bom presente, estão jogando muito bem. O [Jorge] Jesus tem passado para o Flamengo uma energia diferente. A experiência dos jogadores que jogaram na Europa, que estão a serviço do Flamengo, têm feito muita diferença.

Aguinaga, ex-jogador da seleção equatoriana

29.8.2013 - Ex-jogador  Alex Aguinaga, atual técnico da Liga de Loja, é abraçado por Gustavo Morínigo, comandante do Nacional - EFE/Andrés Cristaldo - EFE/Andrés Cristaldo
Imagem: EFE/Andrés Cristaldo
Eu gosto muito mais do Flamengo, por tudo que está jogando, e tem mérito de estar na final. Tem mais equipe que o River.