Topo

Braga vence Operário-PR e aguarda Sport para saber se será campeão nesta 4ª

Jogadores do Bragantino celebram resultado diante do Operário-PR pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro - João Vitor Rezende Borba/AGIF
Jogadores do Bragantino celebram resultado diante do Operário-PR pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro Imagem: João Vitor Rezende Borba/AGIF

Do UOL, em São Paulo

12/11/2019 23h22

O Bragantino se aproximou do título da Série B nesta noite ao vencer o Operário-PR por 2 a 0, fora de casa, com gols de Ytalo e Morato. O clube agora aguarda o resultado da partida entre Sport e Botafogo-SP, marcada para amanhã, para saber se termina a Série B de 2019 como campeão.

Com 71 pontos na tabela, o Braga precisa torcer por derrota ou empate do Sport, até aqui com 60 pontos; a quatro rodadas do fim da competição, o Leão, segundo colocado na tabela, é o único clube que pode tirar o título das mãos do Bragantino.

A partida de hoje no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), teve Ytalo e Morato como dois dos protagonistas do time visitante — além de anotarem os gols da vitória, cada um deu a respectiva assistência para a finalização do outro.

O primeiro gol veio logo aos sete minutos. Morato avançou pela lateral direita e, com uma rasteira para trás, mandou a bola nos pés de Ytalo, que finalizou embalado. Os visitantes mantiveram a posse de bola ao longo da partida, com o goleiro Júlio César pouco exigido.

bragantino - João Vitor Rezende Borba/AGIF - João Vitor Rezende Borba/AGIF
Morato, do Bragantino, comemora gol diante do Operário-PR
Imagem: João Vitor Rezende Borba/AGIF

Já aos oito minutos do segundo tempo, Ytalo roubou a bola ao aproveitar um erro na saída de bola do Operário-PR e deu o passe para Morato. Vindo pelo meio, o atacante desviou do marcador e seguiu com a bola até a entrada da área, de onde finalizou e mandou para o fundo da rede.

O Operário-PR perdeu a chance de diminuir o placar aos 37 minutos da segunda etapa, com uma bomba de Uilliam defendida por Júlio Cesar.

Após a partida, Morato disse ao SporTV que o time tem sido paciente em relação à partida de amanhã entre Botafogo-SP e Sport: "Em relação ao jogo de amanhã é esperar, não é secar. Secar é para quem não fez resultado e a gente fez o nosso."

Acesso

O Bragantino conquistou o acesso à Série A na última rodada, após vitória sobre o Guarani em casa. A última vez que disputou a primeira divisão do Brasileirão foi em 1998.

Caso se confirme o título, o Bragantino levantará a taça pela segunda vez; o clube foi campeão da Série B em 1989, com Vanderlei Luxemburgo como técnico. O mesmo elenco levou também o Campeonato Paulista do ano seguinte.

Na elite do futebol, em 1991, sob a direção de Carlos Alberto Parreira, terminou o campeonato como vice-campeão, superado pelo São Paulo de Telê Santana.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas