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Procon notifica iFood por campanha com Galvão em gol do Flamengo

Bruno Henrique celebra o primeiro gol do Flamengo contra o Grêmio no Maracanã - Sergio Moraes/Reuters
Bruno Henrique celebra o primeiro gol do Flamengo contra o Grêmio no Maracanã Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Diego Salgado e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 17h26

A campanha publicitária comandada por Galvão Bueno logo após o primeiro gol do Flamengo na vitória por 5 a 0 sobre o Grêmio rendeu uma notificação do Procon ao iFood. O aplicativo foi informado da situação no fim da tarde de hoje (24), depois de o sistema apresentar falhas e gerar reclamações de usuários durante a partida válida pela semifinal da Libertadores.

"Estamos apurando o que estão comentando no Twitter, acompanhando este movimento. Enviamos uma notificação para o iFood prestar esclarecimentos. Oficialmente, estamos perguntando como foi a promoção, a intenção da campanha e o que aconteceu. Assim que obtivermos uma resposta, teremos uma manifestação sobre isso", disse Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento do Procon-SP, ao UOL Esporte.

Procurado pela reportagem, o iFood disse que "prestará todos os esclarecimentos sobre a ação de marketing realizada na quarta-feira (23/10) no prazo estabelecido".

"Em todas as suas ações de marketing, a empresa atua de forma transparente, cumprindo com regulamentos que são disponibilizados em seu site para cada campanha. Apesar da instabilidade do sistema, todo o valor em cupons disponível para a ação foi utilizado. A empresa, por livre iniciativa, ofereceu via rede sociais um segundo cupom de menor valor, com o mesmo regulamento, para que os consumidores pudessem aproveitar a promoção", disse por meio da sua assessoria de imprensa.

Com a ajuda de Júnior e Caio Ribeiro, Galvão Bueno divulgou um desconto àqueles que solicitassem comida. Para isso, era preciso digitar um código de desconto, camisa 27, número do jogador do Flamengo. Assim, os clientes teriam R$ 27 de desconto no pedido. O sistema, então, caiu e gerou uma série de reclamações no Twitter.

"A ausência na clareza da informação é uma irregularidade, assim como a não-prestação do serviço. Estamos apurando para entender qual foi a postura e o que aconteceu. Estamos caminhando para um caso de divulgação errada e imperícia na execução. Neste momento estamos fazendo uma avaliação técnica e aguardando as respostas", explicou Tritapepe.

Logo depois do gol marcado por Gabigol no começo do segundo tempo, o próprio iFood reconheceu o problema com uma mensagem bem-humorada no Twitter. O desconto, dessa forma, passou a ser de R$ 9, número da camisa do atacante do Flamengo.

"Anunciaram o desconto de 27 e depois foi para 9; depois reclamaram que a de 27 se esgotou. A reclamação também é de que a campanha mudou no meio dela. Talvez a empresa não tenha dimensionado a repercussão que aquilo daria", frisou o diretor do Procon.