Topo

Internacional

De olho em 2020, Inter usa fim do ano para avaliar trabalho de Odair

Odair Hellmann comanda o Internacional com trabalho sob avaliação para próxima temporada - Thiago Ribeiro/AGIF
Odair Hellmann comanda o Internacional com trabalho sob avaliação para próxima temporada Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2019 12h00

O Campeonato Brasileiro está entrando em seus momentos decisivos. E enquanto briga para conquistar vaga na próxima Libertadores, o Internacional aproveita para avaliar o trabalho de Odair Hellmann. A permanência do comandante em 2020 está posta em xeque.

Internamente há o entendimento de que trocar o treinador, independente dos resultados futuros, neste momento não seria o ideal. O elenco está adaptado e convicto das decisões do técnico, que tem tirado o rendimento possível do grupo, na avaliação de momento.

Porém, a renovação do contrato que vence ao fim deste ano está sob avaliação. Há, nos bastidores do clube, uma corrente forte que rejeita a possibilidade de ampliação do vínculo. Já há nomes, inclusive, circulando nos bastidores como alternativas. No entanto, o assunto ainda é prematuro. Não há nem mesmo a garantia sobre permanecer ou não com o atual treinador. O momento é, e deve ser nas próximas semanas, de avaliações internas.

O Internacional vive processo de reconstrução. Voltou da Série B, conseguiu uma temporada regular em 2018 ao terminar o Brasileiro em terceiro, e pretendia avançar para a conquista de títulos neste ano. Não deu certo. Ainda que tenha chegado à final do Gauchão e da Copa do Brasil, acabou perdendo ambas. Avançou às quartas de final da Libertadores e tem no Brasileiro a condição de voltar à competição continental no ano que vem.

Na avaliação do Inter, houve evolução. O time foi mais longe do que no ano passado. Mas resta saber se será possível seguir crescendo com o mesmo comando técnico. Sempre que possível, os dirigentes do Inter relacionam bons resultados a trabalhos mais longos, mas uma troca para 2020 não é considerada rompimento de ideia, mas uma sequência no crescimento da equipe.

Odair Hellmann é um dos técnicos mais longevos no Brasil atualmente. Efetivado no comando do Inter em novembro de 2017, ele é o treinador de trabalho mais longo no time vermelho desde os anos 1970.

O Internacional encara o CSA hoje (9), às 19h15 (de Brasília), no estádio Rei Pelé.

Internacional