Topo

Luxemburgo rejeita rótulo e surpreende com 'falsos volantes' no Vasco

Técnico Vanderlei Luxemburgo rechaçou ideia de "quatro volantes" no esquema contra o São Paulo - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Técnico Vanderlei Luxemburgo rechaçou ideia de "quatro volantes" no esquema contra o São Paulo Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/08/2019 04h00

Richard, Raul, Andrey e Marcos Júnior. Foi com que esta formação que Vanderlei Luxemburgo colocou o Vasco em campo para enfrentar o São Paulo no último domingo. Porém, mesmo antes de a bola rolar e o treinador conseguir dar um "nó tático" em Cuca, o técnico vascaíno tratou de refutar quem classificou o esquema como um contendo quatro volantes.

"Acho estranho as pessoas falarem e não irem no treinamento assistir. Eu treinei com dois meias: o Marcos Júnior e o Andrey, que pisam na área. A única coisa é que puxei o Pikachu para a lateral direita e botei o Raul fazendo o lado direito, porque ele tem velocidade para fazer, e o lado esquerdo deles (São Paulo) é muito forte. Então, eu vou jogar com um volante e dois meias. O pessoal está falando que vou jogar com quatro volantes. Aí vou ter que arranjar quatro motoristas para quatro volantes", declarou ao Sportv antes da partida.

De fato, a posição original do quarteto é como volante. Foi assim que eles atuaram a maior parte da carreira desde as categorias de base. No entanto, a atuação deles e também os números mostram que, na tática de Luxemburgo, isso não se representa na prática.

Segundo o "Footstats", Raul, por exemplo, foi o que mais finalizou na partida (2) e o segundo que mais deu assistências para finalizações (2). Marcos Júnior também conseguiu uma finalização e Fellipe Bastos, seu substituto na etapa final, fez o segundo gol do Vasco na vitória por 2 a 0.

"Os jogadores precisam ser mais versáteis. É importante ter uma mudança de formação dentro do jogo. Só tenho a agradecer ao professor. Tenho trabalhado firme e fico muito feliz pela oportunidade de poder jogar em outras posições dentro do campo", declarou Raul.

Para o duelo deste domingo (1), contra o Cruzeiro, no Mineirão, as únicas mudanças certas são no lado esquerdo da defesa, já que o zagueiro Leandro Castan e o lateral Henrique cumprirão suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Na zaga, caso Ricardo Graça não se recupere de dores no tornozelo direito, quem jogará será Werley. Já na lateral esquerda o substituto será Danilo Barcellos.