Topo

Atlético-MG

Atlético-MG volta ao Mineirão na Sul-Americana para espantar sofrimento

Atlético-MG teve menos de 50% de aproveitamento em jogos disputados no Mineirão em 2019 - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético-MG teve menos de 50% de aproveitamento em jogos disputados no Mineirão em 2019 Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2019 04h00

O Atlético-MG terá que voltar ao Mineirão na semifinal da Copa Sul-Americana 2019, quando enfrentará o Colón (ARG). Por conta do regulamento, a equipe precisa mandar a sua partida na próxima fase do torneio em um estádio que comporte ao menos 30 mil pessoas. O Mineirão será utilizado na ocasião. Contudo, o retrospecto no local em jogos internacionais não é positivo nesta temporada.

Antes de disputar a Sul-Americana, o Galo jogou a fase de grupos da Libertadores. Nesta etapa, a equipe mandou os três jogos no Gigante da Pampulha e obteve apenas um triunfo. Agora, a ordem é espantar o sofrimento de outrora.

Os dois primeiros compromissos, ainda sob o comando de Levir Culpi, demitido em 11 de abril passado, foram diante de Cerro Porteño (PAR) e Zamora (VEN). Na estreia como mandante, a equipe perdeu por 1 a 0 para os paraguaios. O segundo duelo, o time da casa obteve um triunfo sofrido por 3 a 2 contra os venezuelanos.

O último jogo no estádio já foi com Rodrigo Santana no comando. O atual treinador também não deu jeito no início de ano dos mineiros e sofreu uma derrota para o Nacional (URU) por 1 a 0. Com isso, a equipe foi eliminada da fase de grupos da Copa Libertadores da América e acabou se classificando para a Sul-Americana.

O Galo disputou dez jogos no Mineirão em 2019, sendo três como visitante (todos diante do Cruzeiro) e sete na condição de mandante. O rendimento no local não é bom. O time obteve quatro vitórias (América-MG, Tupynambás, Zamora e Boa Esporte), um empate (Cruzeiro) e cinco derrotas (Cerro Porteño, Cruzeiro [duas vezes], Nacional e Palmeiras). A equipe tem 43,3% de aproveitamento. Neste período, foram 16 gols marcados e 15 sofridos.

Atlético-MG