Topo

Era pós-Mano inicia com promessa de resgatar DNA ofensivo do Cruzeiro

Técnico do sub-20 será interino logo mais e terá a missão de dar o primeiro passo da era pós-Mano Menezes no Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Técnico do sub-20 será interino logo mais e terá a missão de dar o primeiro passo da era pós-Mano Menezes no Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2019 04h00

Quatro dias depois de se despedir de Mano Menezes, técnico que comandou a equipe por mais de três anos, o Cruzeiro inicia uma nova era. E se depender pelo menos do treinador interino, ela vai começar resgatando o DNA ofensivo do clube, algo bastante pedido pelos torcedores, e que não era visto muitas vezes nos compromissos com Mano. Técnico do time sub-20, Ricardo Resende será o responsável por orientar a equipe logo mais, contra o Avaí, e quer aproveitar bem sua chance (talvez a única) para mostrar seu trabalho no plantel principal.

Apesar de ter fechado os treinamentos e de ter feito mistério sobre quem joga às 16h de hoje, na Ressacada, Ricardo não deverá fazer alterações na equipe que enfrentou o Internacional no meio de semana. Por isso, a promessa de um time ofensivo deverá ser vista pelo menos na postura da equipe, menos reativa e propondo mais o jogo.

"É um grupo com muita qualidade, atletas maduros. A expectativa é fazer uma equipe equilibrada, mas mantendo o DNA do Cruzeiro, de uma equipe ofensiva. Esperamos fazer um grande jogo e já conseguir uma boa vitória para elevar a autoestima e continuar forte nos objetivos do Cruzeiro", comentou o técnico.

Para o jogo de hoje, Ricardo não terá Thiago Neves e Fred, ambos suspensos. O meia teve atuação muito apagada em duas recentes partidas bem importantes: no clássico contra o Atlético-MG, no domingo passado, e diante do Internacional, pela Copa do Brasil. Já o centroavante estava na reserva com Mano Menezes, mas vive a expectativa de voltar a ganhar mais oportunidades com o futuro treinador da Raposa.

Apesar de estar temporariamente no cargo, Ricardo Resende pode ser importante para iniciar uma recuperação que vai além dos números. A falta de confiança dos jogadores ficou evidente em alguns momentos nos últimos jogos. Voltar a marcar depois de oito jogos e, principalmente, se reencontrar com as vitórias pode servir como injeção de ânimo para o grupo ainda abalado com a saída de Mano. Do contrário, o Cruzeiro pode se complicar mais sua situação, já que o Avaí é o lanterna do Campeonato Brasileiro e ainda não venceu. Hoje, o time catarinense é o último colocado com cinco pontos. A Raposa tem dez, na 18º colocação.

AVAÍ x CRUZEIRO

Motivo: 14ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 11/08/2019, às 16h (de Brasília)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Avaí: Vladimir; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Paulinho; Pedro Castro, Richard Franco, Ferrareis, João Paulo e Lourenço; Bruno Sávio. Técnico: Alberto Valentim.

Cruzeiro: Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Dodô; Henrique, Ariel Cabral; Robinho, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha; Sassá. Técnico: Ricardo Resende (interino).