Topo

Fora do top 10 da Fifa, Brasil repete marca do começo da década de 1990

Neymar ficou fora da lista dos 10 melhores jogadores do mundo; Mbappé está nela - Divulgação/PSG
Neymar ficou fora da lista dos 10 melhores jogadores do mundo; Mbappé está nela Imagem: Divulgação/PSG

Do UOL, em São Paulo

31/07/2019 12h32

A Fifa divulgou na manhã desta quarta-feira (31) a lista de jogadores que vão concorrer ao prêmio de melhor do mundo nesta temporada. E, assim como em 2018, nenhum atleta brasileiro está entre os 10 finalistas selecionados pela entidade.

Para se ter ideia do que isso representa, o Brasil ficou fora do top 10 da Fifa por dois anos consecutivos apenas em 1991/1992, logo que a premiação foi criada pela entidade que gerencia o futebol no mundo.

Desde então, o Brasil teve representantes entre os 10 principais jogadores do mundo em quase todas as edições. As exceções foram as temporadas 2010 (Maicon ficou na 17ª colocação), 2012 (Neymar ficou na 13ª colocação) e 2018 (nesta temporada, a Fifa divulgou apenas os 10 primeiros colocados). Um brasileiro não vence o prêmio de melhor do mundo oferecido pela Fifa desde 2007, quando Kaká foi eleito.

Principal nome do futebol brasileiro, o atacante Neymar acabou prejudicado nas duas últimas temporadas por conta de lesões no pé. Outra ausência da lista deste ano sentida pelos internautas foi o goleiro Alisson, um dos destaques no título do Liverpool na Liga dos Campeões e na Copa América pela seleção brasileira.

A escolha dos dez nomes é baseada em uma análise de especialistas, que estudaram o trabalho dos jogadores entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho deste ano. Agora, a escolha fica com o público, já que a votação fica aberta a todos no site da Fifa. Além disso, um jornalista de cada país filiado à entidade, treinadores e capitães de seleções também participam da eleição.

A eleição do vencedor do "The Best" se dá com peso igual às categorias do colégio eleitoral: 25% para votação popular (via site da Fifa), 25% para capitães das seleções nacionais, 25% para os treinadores e 25% para jornalistas dos países filiados à entidade. Atletas e técnicos podem votar em candidatos de seu próprio país, mas não neles próprios.

Cada eleitor pode indicar três finalistas, em ordem de preferência. O primeiro ganha cinco pontos, o segundo três e o terceiro um ponto. Quem tiver o maior número de pontos, portanto, vence o prêmio.

Os grandes vencedores do prêmio "Fifa The Best" serão anunciados no dia 23 de setembro, em cerimônia que será realizada no Teatro alla Scala, em Milão.

Confira os indicados ao prêmio em 2019

Cristiano Ronaldo (Portugal)
Frenkie De Jong (Holanda)
Matthijs de Ligt (Holanda)
Eden Hazard (Bélgica)
Harry Kane (Inglaterra)
Sadio Mané (Senegal)
Kylian Mbappé (França)
Lionel Messi (Argentina)
Mohamed Salah (Egito)
Virgil van Dijk (Holanda)

Quem deve ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo oferecido pela Fifa?

Resultado parcial

Total de 148908 votos
31,91%
REUTERS/Alberto Lingriá
0,29%
ANGELOS TZORTZINIS / AFP
0,30%
Adrian Dennis/AFP
1,12%
Glyn KIRK / AFP
0,38%
REUTERS/Feline Lim
1,23%
Peter Byrne/PA Images via Getty Images
5,69%
Franck Fife/AFP
50,25%
Susana Vera/Reuters
4,48%
Reuters/Paul Childs
4,33%
Carl Recine/Reuters