Topo

Cruzeiro

Filho de Fábio inicia carreira no sub-14 e mostra rotina discreta

Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

04/05/2019 04h00

Desde a segunda semana de março, o garoto Pablo iniciou seus trabalhos levando um sobrenome de peso no grupo sub-14 do Cruzeiro. É que ele é filho de ninguém menos que Fábio, camisa 1, titular absoluto e ídolo da torcida celeste. Mas, passados quase dois meses desde que iniciou sua trajetória na Toca da Raposa, o jovem não tem sofrido tanta pressão por causa do jogador multicampeão que mais atuou com a camisa estrelada. Seja nos campos de treinamento ou dentro de casa, Pablo é acompanhado de perto por Fábio, mas é um menino de poucas palavras, que conversa pouco e mostra pés no chão para se tornar um dia um profissional como é o pai.

Apesar de ter em casa um dos melhores goleiros do Brasil, a ideia de virar atleta profissional e de jogar na posição partiu do próprio Pablo. Manifestado o desejo, o garoto recebeu atenção especial ainda no quintal de casa, e passou a fazer treinamentos com Leandro Franco, um dos treinadores do Cruzeiro. Orgulhoso, Fábio já registrou o momento em mais de uma ocasião em suas redes sociais. O passo seguinte foi levá-lo para treinar no clube. Mesmo com grandes referências dentro do campo e de casa, o jovem é discreto, como conta Fábio, e fala pouco sobre sua rotina de treinamentos na Toca.

"É bem natural, da mesma forma que eu o deixei bem à vontade para escolher se ele queria se tornar um atleta e jogar nessa posição, ele sempre teve a liberdade para escolher. Mas se eu não perguntar nada, ele fala pouco. A não ser que ele faça uma boa defesa, que aí ele chega em casa dizendo 'hoje eu fiz uma defesa fera'. Aí eu dou corda para ver se ele fala mais", comentou o goleiro.

No Dia do Goleiro, celebrado em 26 de abril, o Cruzeiro divulgou uma matéria feita com Fábio, Pablo e Robertinho, treinador de goleiros e um dos responsáveis pela alta performance tanto de Fábio quanto do reserva Rafael. Nas palavras do treinador, o garoto já mostra personalidade e muita consciência em busca de evolução. Essa também é a opinião de Fábio, que procura orientá-lo também fora dos campos. Apesar de ídolo dentro das quatro linhas, o goleiro dificilmente vira assunto de alguma polêmica fora delas, e é visto como um dos exemplos a ser seguido no clube, mantendo o alto desempenho apesar dos 38 anos.

"Eu sempre tento passar bons exemplos, não só dentro de casa. Nós temos as redes sociais aí, ele tem que saber filtrar as coisas, porque elas podem tomar uma grandeza tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Então eu tento conversar com ele, perguntando se ele está feliz. O que posso fazer é orar para direcionar para o melhor", completou o goleiro.

Enquanto Pablo ainda dá seus primeiros passos no Cruzeiro, Fábio caminha para seus últimos anos com a camisa estrelada. Apesar de não ter pretensões de pendurar as chuteiras, o atual contrato do goleiro vai até dezembro de 2020, quando terá 40 anos. Até aqui, o goleiro já ultrapassou os dez anos de clube e é um dos mais vitoriosos em toda a história, levantando até aqui seis estaduais com a Raposa, além de três Copas do Brasil e dois Campeonatos Brasileiros.

Cruzeiro