Topo

Cruzeiro

Por que Rodriguinho e T. Neves só serão testados juntos após a Copa América

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

03/05/2019 04h00

O torcedor do Cruzeiro começou a temporada empolgado para ver Thiago Neves e Rodriguinho formando uma parceria em campo. Mas isso só deverá acontecer após a Copa América. Por mais que o desejo de vê-los juntos rapidamente também seja de Mano Menezes, o técnico ainda precisa fazer alguns ajustes antes de testar a formação. Análises táticas e condicionamento físicos são alguns deles.

Encontrar uma maneira de fazer a dupla jogar junto sem perder a competência defensiva é o primeiro desafio de Mano. Apesar da polivalência, ambos estão acostumados a atuar na faixa central do meio-campo. A idade avançada de ambos (Rodriguinho tem 31 e Thiago Neves, 34) também pode dificultar o deslocamento de algum deles para os lados do gramado. Por isso, nem mesmo uma mudança no esquema de jogo pode ser descartada para o futuro.

Além de encontrar uma disposição tática capaz de manter o equilíbrio do Cruzeiro, Mano também precisará contar com seus jogadores em boas condições de jogo. Vale lembrar que Thiago Neves vem convivendo com lesões e problemas físicos desde o início de ano. Dos 23 jogos do Cruzeiro até aqui, o meia só entrou em campo por 13 vezes. Por outro lado, Rodriguinho retornou ao país voando e foi um dos grandes destaques do Campeonato Mineiro, mas já começou a acusar uma queda de rendimento, passando a ser poupado por Mano Menezes, a exemplo da última partida contra o Ceará.

"Vou ter o tempo para fazer os ajustes táticos para utilizar os dois jogadores com as características do Thiago Neves e do Rodriguinho. Eles vão jogar juntos, claro que vão. Vamos usar os dois, eles têm muita qualidade e essa qualidade pode suprir dificuldades que ambos terão na recomposição, na retomada de bola. Mas o futebol também não é só retomar bola, é jogar. Se você tiver capacidade de ficar com a bola, marca menos. É o que queremos com esses dois jogadores. Para a gente ver como fica a equipe com potencial técnico maior, mas sem perder uma boa dose de competitividade, que é necessário", disse o treinador.

Passadas duas rodadas do Brasileirão, o Cruzeiro tem mais sete compromissos antes que o torneio nacional seja interrompido. A Copa América será realizada de 14 de junho até 7 de julho. É neste tempo que o treinador pretende colocar em prática seus experimentos táticos ao mesmo tempo de contar com os atletas mais descansados. Antes do início do torneio de seleções, o time celeste irá enfrentar o Goiás, Inter, Fluminense, Chapecoense, São Paulo, Corinthians e Fortaleza. Nesses compromissos, porém, a tendência é que Mano continue mesclando a equipe. Por desempenharem funções semelhantes em campo, Thiago deverá jogar quando Rodriguinho for poupado, e vice-versa.

No discurso, a expectativa já cerca os jogadores e também Mano Menezes. Até o momento, Thiago e Rodriguinho só jogaram juntos por oito minutos, mas o breve momento foi positivo. Isso aconteceu no segundo jogo da final mineira contra o Atlético, quando o clube ainda perdia por 1 a 0, mas empatou o jogo e ficou com a taça.

Cruzeiro