Topo

Coreia do Sul e Arábia vão para a Copa; Síria pega Austrália na repescagem

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 13h57

Nesta terça-feira (5), a Coreia do Sul empatou em 0 a 0 com o Uzbequistão, no Bunyodkor Stadium, casa do adversário, em jogo válido pelas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2018, e garantiu classificação para a competição internacional. Outra seleção que garantiu sua passagem direta para a Rússia foi a Arábia Saudita, que bateu o já classificado Japão por 1 a 0. A Síria, que ficou no 2 a 2 com Irã, vai disputar a vaga da repescagem com a Austrália, que mais cedo derrotou a Tailândia por 2 a 1.

A rodada começou com Coreia do Sul, Síria e Uzbequistão disputando uma vaga direta para a Copa e uma para a repescagem – o Irã, líder do grupo A das Eliminatórias da Ásia, já tinha sua classificação garantida. O empate levou os sul-coreanos aos 15 pontos, o bastante para que carimbassem passaporte.

Com os empates, tanto Síria quando Uzbequistão chegaram aos 13 pontos. Os sírios, no entanto, levam vantagem no saldo de gol: +1, contra -1 dos uzbeques, que não podem mais chegar à Copa do Mundo de 2018.

A Síria abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo com Tamer Haj Mohamd. Irã virou com dois gols de Sardar Azmoun, aos 45 da primeira etapa e aos 19 da segunda. O gol de empate dos sírios veio somente nos acréscimos com Omar al Soma.

Arábia Saudita bota Austrália na repescagem

No início do dia, a Austrália havia encaminhado sua classificação ao bater a Tailândia por 2 a 1, com gols de Juric e Leckie. No entanto, o tento de A-Nan deixou os socceroos com o saldo de 5.

O resultado magro se evidenciou prejudicial com a vitória da Arábia Saudita sobre o Japão por 1 a 0. O gol marcado por Fahad Al Muwallad aos 18 minutos do segundo tempo deu classificação direta à seleção do Oriente Médio, que tem os mesmos 19 pontos da Austrália, mas possui o saldo de 7 gols.

Com os resultados, a Coreia do Sul e Arábia Saudita se tornaram a sétima e oitava seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2018, respectivamente. Além do Brasil, Bélgica, Irã, Japão, México e Rússia também estão garantidos na competição. Síria, por sua vez, vai enfrentar o terceiro colocado do grupo B na repescagem - o adversário será definido ainda nesta quinta.