Topo

Ex-lateral da seleção brasileira da década de 80 morre aos 64 anos

Perivaldo trabalhava no sindicato dos jogadores - Pedro Ivo Almeida/UOL
Perivaldo trabalhava no sindicato dos jogadores Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2017 12h51

Perivaldo Lúcio Dantas, lateral da seleção brasileira na década de 80, morreu nesta quinta-feira. Conhecido como Peri da Pituba, ele morreu aos 64 anos devido a uma pneumonia.

"Ele deu entrada aqui no hospital há uma semana com um quadro muito delicado, o pulmão bem comprometido. Chegamos a cogitar uma Tuberculose, mas exames mostraram que não. Seguimos o tratamento com antibiótico, mas o quadro era realmente complicado. A saúde dele estava bastante debilitada. Ontem ele não reagiu tanto aos medicamentos, o quadro não melhorou e ele faleceu nesta madrugada, dormindo. Uma pena. Grande figura que vinha despertando atenção é muito carinho aqui no Hospital", afirmou Fernando Ferry, diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, no Rio de Janeiro.

Em 2013, Perivaldo chegou a ser encontrado como um morador de rua em Portugal. Ele veio para o Rio de Janeiro e estava trabalhando no Sindicato de Atletas de Futebol do Rio (Saferj).

Ele passou mal na última semana e chegou a ser levado ao hospital pelas pessoas do próprio sindicato.

No futebol brasileiro, Perivaldo teve passagens por Bahia, Botafogo, Palmeiras e São Paulo. No time baiano, ele conquistou o título estadual por três temporadas seguidas.

Telê Santana, técnico da seleção brasileira na Copa de 1982, convocou Perivaldo diversas vezes. Ele chegou a ser titular em um amistoso, mas ficou fora do Mundial.