Em Portugal, ex-santista lembra treinos: 'Se lesionasse Neymar, rescindiam'
![Zagueiro Philipe Sampaio defende o Boavista desde 2014 - Philipe Sampaio/Facebook](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/b7/2017/03/07/philipe-sampaio-zagueiro-brasileiro-do-boavista-portugal-1488915525195_615x300.jpg)
Classificação e Jogos
O zagueiro Philipe Sampaio deixou o Santos em 2014 e se transferiu para o Boavista, de Portugal. Em sua terceira temporada no clube, comemora sua evolução no futebol europeu – sem esquecer de suas origens nas categorias de base de São Paulo e Santos.
“O aspecto que tenho aprendido aos poucos é o posicionamento - o futebol é diferente do que se joga no Brasil. No começo, cometi alguns erros; agora, vejo-me muito mais maduro, mais completo, mais decidido”, disse, em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal português O Jogo.
Sampaio defendeu as categorias de base do São Paulo entre 2008 e 2011. Em 2012, aos 17 anos, decidiu transferir-se para o Santos, apostando na projeção das categorias de base do time da Vila Belmiro.
“Joguei quatro anos no São Paulo. Houve um torneio de Sub-17 em que fui o melhor zagueiro. Só que, no Santos, o Neymar trazia muita visibilidade. Estava há quatro anos no São Paulo e decidi arriscar - o Santos tinha um futebol muito atrevido, lá dão muitas oportunidades aos jovens. Logo no primeiro ano (2012), tive uma experiência na equipe principal. O Muricy Ramalho me subiu, participei da pré-temporada por 30 dias”, relembra.
“(Neymar) não era do nosso mundo. Nos treinos, nós nem podíamos encostar nele, e às vezes deixávamos ele passar. Se lesionasse o Neymar, rescindiam o meu contrato”, afirmou, em tom de brincadeira.
Em 2013 e 2014, Sampaio chegou a figurar no elenco principal do Santos. Em 2014, foi emprestado ao Paulista de Jundiaí para a disputa do Campeonato Paulista. Naquele mesmo ano, transferiu-se para o Boavista, que havia sido rebaixado ao fim da temporada 2007/2008 e que retornava à elite lusitana justamente na temporada 2014/2015.
“Para mim também foi um choque sair do Brasil e apanhar o Boavista naquela fase. Todos diziam que o clube já ia cair, já ia descer e nós vimos isso como uma oportunidade. As coisas estão melhorando de dia para dia e, em breve, o Boavista vai voltar aonde nunca mereceu sair - entre os grandes, lutando pelos lugares europeus”, projetou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.