Topo

Bom Senso terá candidato à presidência da CBF na próxima eleição, diz Alex

Ex-jogador criticou falta de manifestação de jogadores do Corinthians no fim de semana - Theo Marques/Folhapress
Ex-jogador criticou falta de manifestação de jogadores do Corinthians no fim de semana Imagem: Theo Marques/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 12h35

O movimento Bom Senso FC quer lançar candidato próprio à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em entrevista ao blog do jornalista Cosmo Rímoli, o ex-jogador Alex – uma das lideranças do BSFC – afirmou que a meta é colocar um dos representantes do movimento no topo da entidade máxima do futebol brasileiro “em 2017 ou 2018”.

“O plano é lançar alguém como candidato à presidência da CBF na próxima eleição. Em 2017 ou 2018”, disse o ex-jogador, com passagens de destaque por Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Fenerbahce. “Mas a gente briga com esse sistema. Com esse efeito dominó que chegou à cúpula da CBF nos dá esperança que tudo mude. Até o sistema de eleição. Eles estão fragilizados”, completou.

A crítica de Alex é direcionada aos moldes da eleição atual, decidida por votos de federações estaduais. Em sua entrevista, o ex-meia defendeu uma intervenção governamental na CBF, de forma a dissociar os clubes da entidade.

“Eu acho engraçada essa história de intervenção. O governo não muda o sistema porque a CBF diz que a Fifa vai punir o futebol brasileiro. Só que o Brasil não é a Nigéria. Não vão nos suspender. Eu defendo uma intervenção do governo. Para quebrar esse sistema”, disse Alex.

“Para mim, o ideal é o modelo inglês. A CBF cuida da Seleção. E os clubes montam a liga de quatro divisões. Com os estaduais dando acesso para essas divisões. O ideal seria dissociar os clubes das federações e da CBF. Porque para mim, as federações não passam de um cartório de notas. Só emite nota nas federações”, completou.

Alex ainda justificou os protestos dos jogadores na última rodada do Campeonato Brasileiro. Atletas de Inter, Cruzeiro, Atlético-MG, Chapecoense, Goiás, São Paulo, Coritiba, Vasco da Gama, Santos, Atlético-PR, Flamengo e Palmeiras pediram a renúncia de Marco Polo del Nero, atual presidente da CBF. O Corinthians não endossou a manifestação e recebeu críticas de Alex.

“O Corinthians não fez. Provavelmente por culpa do Andrés Sanchez. Reza a lenda que o Andrés quer ser presidente da CBF. Perguntei para as pessoas e ouvi que o Andrés não pode nem ouvir falar o nome do Bom Senso. Aí se torna pequeno, pessoal”, avaliou.