Topo

Tunísia consegue vitória histórica sobre a França, mas não avança na Copa

Jogadores da Tunísia comemoram gol de Khazri na partida contra a França pela Copa do Mundo - Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
Jogadores da Tunísia comemoram gol de Khazri na partida contra a França pela Copa do Mundo Imagem: Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
Stefanie Ramos, Diego Garcia e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Doha (QAT) e em São Paulo

30/11/2022 14h01

Classificação e Jogos

A Tunísia venceu a França por 1 a 0 na manhã de hoje (30), no estádio Education City, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.

O placar do confronto foi construído com um gol de Khazri no início da segunda etapa. Esta é a primeira vez na história que a seleção tunisiana vence os franceses — que poupou seus titulares no confronto.

Com o resultado, os comandados de Didier Deschamps garantiram a primeira colocação do Grupo H, com seis pontos somados, por conta do saldo de gols. Agora, aguardam as partidas do Grupo C — que acontecem hoje às 16h (de Brasília) — para conhecer seu adversário.

Do outro lado, os tunisianos, que somaram quatro pontos, ficaram atrás da Austrália na classificação e se despedem desta edição do Mundial da Fifa.

Nas oitavas de final, a França vai jogar contra a seleção que ficar na segunda colocação da chave C no domingo (04), às 12h (de Brasília).

Marselhesa vaiada

Durante a tradicional execução dos hinos nacionais antes das partidas, a França teve seu hino vaiado pela torcida tunisiana presente no estádio Education City.

A Tunísia foi uma colonia francesa nos séculos XIX e XX, declarando sua independência apenas em 1956.

Imposição da Tunísia assusta a França

Nos primeiros minutos da partida, a Tunísia se impôs no jogo, chegando até a pressionar a seleção francesa. Os jogadores africanos contaram o apoio de seus torcedores, com grande presença no estádio.

Aos sete, os comandados de Jalel Kadri abriram o placar depois de uma bola parada. Khazri cobrou uma falta na área, Ghandri se antecipou e desviou e a bola para o fundo da rede. No entanto, zagueiro tunisiano estava um pouco à frente na hora da cobrança e o impedimento foi marcado pelo assistente.

Com o decorrer da primeira etapa, a França até conseguiu ficar um pouco com a posse de bola e ensaiar uma reação, mas com o intervalo se aproximando, os jogadores da Tunísia foram mais perigosos.

Em duas oportunidades, ambas passando pelos pés de Khazri, os tunisianos assustaram os franceses. A primeira foi com um chute de fora da área, que obrigou Mandanda a fazer a defesa, e a segunda com o camisa 10 recebendo bom passe de Slimane e cruzando rasteiro na pequena área, mas não tinha ninguém para completar. Nessa última, o impedimento não foi dado em campo, mas o atacante estava um pouco adiantado.

Khazri em ação pela Tunísia durante partida contra a França na Copa - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Khazri em ação pela Tunísia durante partida contra a França na Copa
Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Festa africana

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira terminou, com a Tunísia mais efetiva e perigosa. Aos 12, Skhiri ganhou de Fofana e tocou atrás para Laidouni, que acionou Khazri. O camisa 10 avançou, passou por dois marcadores e tocou na saída de Mandanda para abrir o placar da partida.

Na jogada, autor do gol acabou se machucando e teve que ser substituído logo na sequência.

Substituições de peso

Didier Deschamps não gostou de ficar atrás no placar e logo providenciou a entrada de alguns titulares na partida. Em uma tacada só, colocou Mbappé, Rabiot e Saliba.

Pouco depois, o técnico também colocou Griezmann e Dembelé na partida para melhorar o setor ofensivo francês.

Invasão de campo

Mais uma vez nesta Copa do Mundo a partida contou com uma invasão de campo. Desta vez, um torcedor com a camisa da Tunísia entrou nos gramados do estádio Education City com uma bandeira da Palestina nas mãos. Ele logo foi retirado dos gramados pelos seguranças que estavam no campo.

Torcedor invade campo do Education City durante França x Tunísia na Copa do Mundo do Qatar - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Torcedor invade campo do Education City durante França x Tunísia na Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

França 'acorda' para o jogo

As mudanças feitas pelo treinador da seleção francesa surtiram efeito. Na reta final da partida, a França passou a levar mais perigo ao gol de Dahmen e também dominou a posse de bola.

Os franceses queriam, de todas as formas, conseguir pelo menos o gol de empate.

No último lance da partida, Griezmann conseguiu ficar com a sobra após a defesa da Tunísia afastar mal. O camisa 7 pegou de primeira e encheu o pé. A bola ainda resvalou no goleiro Dahmen e estufou as redes. No entanto, o VAR checou o lance e chamou o árbitro de campo para rever. Matt Conger confirmou o impedimento de Griezmann e invalidou o gol francês.

Ambiente no Education City

A Tunísia é, ao lado de outras nações da região como Arábia Saudita e Irã, um dos países que mais recebeu apoio no Qatar.

Nem a presença de uma das favoritas em campo, a França, que tem muitos fãs qataris e indianos, foi capaz de fazer frente aos tunisianos nas arquibancadas do Education City. Os árabes explodiram no gol anulado no primeiro tempo pelo VAR e novamente no validado de Khazri, já na etapa complementar.

Até alguns seguranças do estádio - formados em sua maioria por imigrantes - foram à loucura nos gols da Tunísia. A vitória classificava a equipe do Norte da África, já que Austrália e Dinamarca empatavam sem gols.

FICHA TÉCNICA:

TUNÍSIA 1x0 FRANÇA

Competição: Copa do Mundo, 3ª rodada do Grupo D
Data e horário: 30 de novembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Education City, em Doha (Qatar)
Árbitro: Matt Conger (Nova Zelândia)
Assistentes: Mark Rule (Nova Zelândia) e Tevita Makasini (Tonga)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)
Público: 43.627
Cartões amarelos: Kechrida (TUN)
Gol: Khazri (12' 2 ºT - TUN)

TUNÍSIA: Dahmen; Talbi, Meriah e Ghandri; Kechrida, Skhiri, Laidouni e Ali Maâloul; Ben Romdhane (Chaalali), Slimane (Abdi) e Khazri (Jebali). Técnico: Jalel Kadri

FRANÇA: Mandanda; Disasi, Varane (Saliba), Konaté e Camavinga; Tchouaméni, Fofana (Griezmann) e Veretout (Rabiot); Guendouzi (Dembelé), Coman (Mbappé) e Kolo Muani. Técnico: Didier Deschamp

  • O Posse de Bola comenta ao vivo sobre a classificação da Argentina, derrota da França com reservas, Daniel Alves capitão na seleção brasileira e mais. Assista:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na ficha técnica do texto, a Tunísia venceu a França por 1 a 0, e não empatou em 1 a 1. A informação foi corrigida.