Topo

Hino da França é vaiado por alguns torcedores da Tunísia na Copa; entenda

Jogadores da seleção francesa enfileirados para a execução do hino nacional antes da partida contra a Tunísia na Copa - Miguel MEDINA / AFP
Jogadores da seleção francesa enfileirados para a execução do hino nacional antes da partida contra a Tunísia na Copa Imagem: Miguel MEDINA / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

30/11/2022 13h04

Classificação e Jogos

Muito antes de França e Tunísia se encontrarem pela primeira vez em uma Copa do Mundo, nesta quarta-feira, ao 12h, o contexto histórico era um prenuncio do que estava por vir. Mais uma vez, a narrativa do colonizador contra o colonizado veio à tona. O hino francês, "A Marselhesa", foi vaiado por alguns tunisianos presentes no Estádio Education City, em Al Rayyan, no Qatar.

As vaias ao hino neste jogo foram até tímidas, se comparadas com um amistoso de 2008, em Paris. Na ocasião, a grande massa da Tunísia presente no estádio não se acanhou. O jogador Hatem Ben Arfa, de ascendência tunisiana, que atuou pela França na partida, foi um dos principais alvos de vaias dos adeptos.

Em um passado não muito distante, a Tunísia era propriedade da França. Somente em 1956, após 75 anos de colonização — desde 1881 -, o pequeno país localizado ao norte da África declarou independência da metrópole europeia.

O principal motivo da vaia tunisiana provavelmente vem disso. Além, claro, de esquentar os ânimos para uma verdadeira decisão no Mundial. A Tunísia ainda pode avançar ao mata-mata, mas precisa vencer a já classificada França, e ficar de olho em Austrália e Dinamarca, o outro jogo do Grupo D.

Se os australianos vencerem, a Tunísia está fora. Se houver empate por lá, está classificada. Uma vitória sobre os franceses sobrepõe um triunfo dinamarquês, e também garante o avanço às oitavas, desde que seja por uma diferença maior de gols.

Agora, se pensarmos nas superstições brasileiras, como a popular 'lei do ex', a Tunísia levaria uma vantagem interessante. Dos 26 jogadores convocados por Jalel Kadri, dez nasceram em território francês. Seis começaram como titular e estão em campo.

Torcedores da Tunísia antes de jogo contra a França, pela Copa do Mundo do Qatar, no Education City Stadium - Clive Mason/Getty Images - Clive Mason/Getty Images
Torcedores da Tunísia antes de jogo contra a França, pela Copa do Mundo do Qatar, no Education City Stadium
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Quem deve ser titular contra Camarões: Gabriel Jesus ou Pedro?

Resultado parcial

Total de 636 votos
19,65%
Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF
80,35%
Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF