Topo
OPINIÃO

Globo é indelicada ao mostrar prêmio aos enviados em transmissão de Cléber

Cléber Machado, narrador do Grupo Globo - Reprodução/Globo
Cléber Machado, narrador do Grupo Globo Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 13h57

Classificação e Jogos

No intervalo da transmissão da partida de hoje entre Holanda e Qatar, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, Cléber Machado chamou o enviado Eric Faria para ouvir as novidades do país sede. O repórter destacou o prêmio "Journalists on the Podium", dedicado a profissionais da comunicação que cobriram oito ou mais Copas, incluindo a atual edição. Cléber fez uma saudação a si mesmo, relembrou que já narrou nove Mundiais e, portanto, também merecia a condecoração.

Acontece que Cléber Machado, um dos narradores mais antigos do grupo Globo, não foi ao Qatar para a cobertura in loco após uma sequência de oito Copas como enviado. O incômodo é compreensível. A Globo foi indelicada e poderia ter anunciado a premiação em qualquer outra transmissão, jornal ou programa esportivo. Há espaço para não expor um profissional que ficou fora do time de enviados.

"Muito bom. Muito bonito. Eu quero dar parabéns para mim também. Eles poderiam mandar uma coisinha dessa para mim também. Aqui é nona Copa do Mundo. Nona Copa do Mundo... Não sei se vale à distância, mas manda pelo correio ou traz aqui para gente", disse o narrador.

Antes mesmo de a Copa começar em 20 de novembro, Cléber estampou as manchetes das notícias justamente porque estava fora da lista de enviados da Globo ao Qatar. É a primeira vez que ele narra uma Copa à distância em mais de 30 anos. A emissora tinha duas vagas para narradores da TV aberta: uma delas é automaticamente preenchida por Galvão e a outra ficou com Luis Roberto.

Apesar disso, o narrador nunca havia demonstrado o incômodo ou desânimo com o fato. Pelo contrário. As boas tiradas e grande empolgação somadas aos deslizes fizeram Cléber se tornar um dos principais personagens da TV na cobertura da Copa do Qatar.

Galvão Bueno foi um dos premiados pela Fifa e AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva) por ter narrado 12 finais da competição ao longo da história. Cléber poderia ter sido poupado do anúncio ao vivo da premiação.