Topo

'Sem falar até a hora do jogo': a rotina dos narradores em Copa do Mundo

Renata Silveira é a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo na TV aberta - Reprodução/Instagram
Renata Silveira é a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo na TV aberta Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/11/2022 12h56

Classificação e Jogos

Sessenta e quatro jogos em um mês. No início, são quatro partidas de, ao menos, 90 minutos de duração por dia. A Copa do Mundo é, sem dúvidas, uma das competições mais desgastantes para os narradores. A reportagem do UOL Esporte conversou com alguns dos principais profissionais do grupo Globo para entender como eles lidam com a rotina intensa no maior torneio futebolístico do planeta.

Primeira mulher a narrar um jogo de Copa na TV aberta, Renata Silveira contou que poupa a voz o máximo que pode quando não está no ar. A comunicadora está no Brasil e comanda as transmissões dos Estúdios Globo. Mesmo assim, o dia a dia é tão intenso quanto o daqueles que estão no Qatar. Além dos cuidados com a voz, Renata cuida da alimentação e faz atividades para o equilíbrio de corpo e mente.

"Eu tento sempre ter uma vida saudável. No meio de uma Copa do Mundo, o narrador tem o ritmo mais intenso. O que eu estou fazendo realmente nessa Copa é me alimentando bem. Faço as minhas refeições, entro no jogo, narro, e durante o dia eu tento falar o menos possível. Foi até uma recomendação do meu otorrino: 'Boca fechada durante o dia. Abre a boca só na hora do jogo!'. E cuidar da saúde mental também é muito importante para a gente driblar toda essa loucura que é trabalhar numa Copa", disse Silveira.

No Qatar há pouco mais de uma semana, Luiz Carlos Jr. fez um processo de adaptação da rotina em etapas. Primeiro, ele se acostumou com o fuso horário do país sede do Mundial, que está seis horas à frente do Brasil. Depois, o locutor começou a colocar atividades que fazem parte do seu cotidiano, como os exercícios físicos.

Apesar disso, o profissional contou que nem sempre é possível ter hábitos totalmente saudáveis, porque às vezes o dia é tão intenso que fica impossível até parar e fazer uma refeição com calma.

Luiz Carlos Jr, narrador do SporTV, no Qatar  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luiz Carlos Jr, narrador do SporTV, no Qatar
Imagem: Reprodução/Instagram

"Uma Copa do Mundo exige muito fisicamente da gente. No caso da Copa no Qatar, tem a questão do fuso horário. Agora que estou terminando a adaptação ao fuso. Neste começo, são noites que dormimos tarde. Por isso, é importante dormir bem - eu prezo por sete horas por noite para ficar bem - se alimentar corretamente, na medida do possível, porque depende muito do horário do jogo. Às vezes, pulamos uma refeição ou chegamos tarde demais no hotel e não jantamos", explicou.

"É uma maratona física, mesmo. Após essa adaptação ao fuso, estou de volta para minha rotina de exercícios. Hoje mesmo, já desci para a academia. Outra questão importante é o estudo para os jogos: leio os jornais brasileiros e estrangeiros e dou uma olhada no noticiário. A ideia é ver todos ou quase todos. Outro dia, no caminho de volta ao hotel, estava assistindo a Inglaterra x Estados Unidos", acrescentou.

Quando, finalmente, acabam os jogos e o período de estudo para o dia seguinte, Luiz faz de tudo para tentar desligar do esporte e procura assistir filmes e séries.

Natália Lara é narradora do grupo Globo - João Miguel Junior/Globo - João Miguel Junior/Globo
Natália Lara é narradora do grupo Globo
Imagem: João Miguel Junior/Globo

Assim como os seus colegas do grupo Globo, a narradora Natália Lara tem uma preocupação especial com alimentação, sono e exercícios físicos. Além disso, ela usa uma tática diferente para driblar o cansaço: pensar somente no agora e não focar no fim.

"Estou, de fato, mergulhada e concentrada exclusivamente na Copa do Mundo. Estudo e me preparo previamente para cada um dos jogos, e estou assistindo a tudo. É uma rotina bastante intensa, de tentar absorver o máximo. O segredo é viver um dia depois do outro, um jogo depois do outro. Para me manter bem durante o torneio, eu tenho mantido boa alimentação, sono, exercícios e momentos de lazer nos horários alternativos para relaxar", comentou Natália.

Habitualmente, os narradores do grupo Globo estão comandando uma transmissão por dia nesta Copa do Mundo e, contando com pré e pós-jogo, eles ficam três horas e meia no ar, aproximadamente. Para dar um respiro, os profissionais ganham folgas pontuais e retornam já com gás total para as próximas partidas.

O alívio virá a partir das oitavas de final, em 3 de dezembro, quando o ritmo de partidas diminui. O Mundial do Qatar começou em 20 de novembro e acaba no dia 18 de dezembro com a grande final, que será realizada no estádio Lusail.