Topo

Famílias de jogadores iranianos são ameaçadas de prisão e tortura, diz TV

Jogadores do Irã ficam em silêncio durante hino do país no jogo contra a Inglaterra - Fadel Senna / AFP
Jogadores do Irã ficam em silêncio durante hino do país no jogo contra a Inglaterra Imagem: Fadel Senna / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/11/2022 10h30

Classificação e Jogos

As famílias dos jogadores da seleção do Irã, que disputam a Copa do Mundo no Qatar, foram ameaçadas de prisão e tortura caso os atletas 'não se comportarem' antes da partida de hoje, contra os Estados Unidos, pelo Grupo B — que pode valer uma vaga nas oitavas de final do Mundial. A informação é da CNN.

De acordo com o portal de notícias, uma fonte envolvida na segurança dos jogos afirmou que após os jogadores se recusarem a cantar o hino nacional na estreia contra a Inglaterra, eles foram convocados para uma reunião com membros do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC), que é uma divisão das forças armadas do Irã.

A fonte disse que os jogadores foram informados de que suas famílias irão enfrentar 'violência e tortura' se não cantarem o hino nacional ou se posicionarem a favor de qualquer protesto político contra o regime no país.

"Há um grande número de oficiais de segurança iranianos no Catar coletando informações e monitorando os jogadores", relatou a fonte à CNN.

"No último jogo contra o País de Gales, o regime enviou centenas desses torcedores para criar uma falsa sensação de apoio e favor entre os torcedores. Para o próximo jogo contra os EUA, o regime planeja aumentar significativamente o número de atores para milhares", acrescentou.

Carlos Queiroz, técnico português da seleção do Irã, também teria se encontrado com IRGC, mas não se sabe o que foi dito.

Irã enfrenta os EUA hoje, às 16h (de Brasília), no estádio Al Thumama. No mesmo horário, Pais de Gales duela contra a Inglaterra, no estádio Ahmed bin Ali.

O Irã pode avançar às oitavas com um empate ou uma vitória. Se empatar, precisa torcer para os galeses não vencerem os ingleses.