Topo

Homem que invadiu campo em Portugal x Uruguai é liberado e se pronuncia

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

29/11/2022 09h13

Classificação e Jogos

Está liberado o torcedor que invadiu o gramado do Estádio Lusail na partida entre Uruguai e Portugal, pela Copa do Mundo, na segunda-feira (28). Mario Ferri, italiano de 35 anos que protagonizou a cena, se pronunciou em suas redes sociais após o ocorrido.

"Quebrar as regras por uma boa causa nunca é crime", disse o torcedor, que afirmou ser sua "Última Dança" em Copas.

Apesar das fortes restrições do país-sede, o jornalista Fabrizio Romano disse que o homem que entrou no campo não teve "maiores consequências" após a invasão.

Manifestando pela causa LGBTQIA+, o invasor aparece vestido com uma camiseta do herói fictício "SuperMan" escrito "respeito pelas mulheres iranianas" atrás, e "salvem a Ucrânia" na frente.

O italiano foi contido rapidamente por seguranças, após correr pelo campo no início do segundo tempo com uma bandeira das cores do arco-íris. Esta foi a primeira invasão ocorrida no Mundial do Qatar. Vale lembrar que a homossexualidade é considerada crime no país.

"O mundo deve mudar. Podemos fazer isso juntos com fortes gestos que vêm do coração. Com coragem. Queremos um mundo livre que respeite todas as raças e ideias [...] Obrigado por todas as mensagens de amor vindas do mundo", escreveu em seu Instagram.

A partida em questão teve como desfecho uma vitória de Portugal por 2 a 0 sobre o Uruguai. Os lusos chegaram aos seis pontos e, assim como França e Brasil, garantiram classificação antecipada às oitavas.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola