Topo

Homem que invadiu Portugal x Uruguai fez o mesmo na Copa de 2014, no Brasil

Mario Ferri, italiano de 35 anos, tem longa experiência em invasões de gramado - Odd ANDERSEN / AFP
Mario Ferri, italiano de 35 anos, tem longa experiência em invasões de gramado Imagem: Odd ANDERSEN / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 19h43

Classificação e Jogos

O homem que invadiu o jogo entre Portugal e Uruguai, ocorrido hoje e válido pelo Grupo H da Copa do Mundo, já é "experiente" em paralisar partidas de futebol mundo afora.

O responsável por entrar no gramado do Lusail com uma bandeira nas cores do arco-íris é Mario Ferri, italiano de 35 anos que é apostador, influenciador, atleta e até "pai" de cabra.

O europeu é expert em invadir campos. Na Copa do Mundo de 2010, o ativista interrompeu a partida entre Alemanha e Espanha.

Na ocasião, Falco, como é conhecido, usou uma cadeira de rodas para ficar mais próximo do gramado e, consequentemente, facilitar sua ação. Deu certo e ele foi apenas multado.

Quatro anos depois, quando o torneio foi realizado no Brasil, a cena se repetiu: o italiano invadiu o campo da Fonte Nova durante o duelo entre Bélgica e EUA e, vestido de Super-Homem, estampou uma camisa com apoio às crianças das favelas.

Ferri foi indiciado pelas autoridades brasileiras por conta da invasão de campo e por estelionato, deixando o país alguns dias depois.

A invasão de hoje no Qatar também teve apelo local. Além de jogar a bandeira relativa à causa LGBTQIA+ no gramado, o italiano pediu, em sua camisa, respeito às mulheres iranianas e à Ucrânia.

No país que sedia a atual edição da Copa, a homossexualidade é considerada infração à lei. O debate e o posicionamento do público presente no Mundial sobre assunto geraram inúmeras polêmicas, com proibições de bandeiras nas cores do arco-íris nos estádios, além de ações planejadas pelos jogadores, como no caso da braçadeira de capitão em apoio à diversidade.

Veja fotos da invasão do torcedor com a bandeira LGBTQIA+ em Portugal x Uruguai

Apostador, jogador e "pai" de cabra

No Instagram, Ferri expõe grande parte de sua vida pessoal e profissional. Ele se descreve como "tipster", uma pessoa que fornece informações sobre apostas esportivas aos seus clientes.

O europeu também possui uma carreira como jogador de futebol — toda ela, no entanto, construída com passagens em times pequenos da Europa e da Ásia.

De acordo com o Transfermarkt, site especializado no mercado da bola, o último clube profissional do ativista foi o Castel di Sangro, da Itália.

Fora do mundo do esporte, por fim, Ferri demonstra ser um amante de animais — mais especificamente, de cabras. Ele é "pai" de Sgarby, bicho que tem até um perfil no Instagram.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola