Topo

A última Copa de Messi e CR7

As principais histórias do último mundial dos melhores jogadores do século

Meia da Argentina escreveu carta a Messi seis anos antes de jogar a Copa

Lionel Messi pula para abraçar Enzo Fernandez na vitória da Argentina sobre o México, na Copa do Mundo de 2022 - Maja Hitij/Getty
Lionel Messi pula para abraçar Enzo Fernandez na vitória da Argentina sobre o México, na Copa do Mundo de 2022 Imagem: Maja Hitij/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

27/11/2022 18h36

Classificação e Jogos

Ontem (26), o meio-campista Enzo Fernández, de 21 anos, recebeu um passe de Messi e ampliou o placar para a Argentina na vitória por 2 a 0 sobre o México, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo do Qatar. O camisa 10 argentino foi o primeiro a abraçar o jovem jogador na comemoração, celebrando a sobrevida do país bicampeão do mundo no torneio. O momento entre os autores dos dois gols ainda adquiriu um significado mais especial devido a uma curiosidade de seis anos atrás.

Após a derrota da Argentina nos pênaltis para o Chile na final da Copa América de 2016, o craque anunciou a sua aposentadoria da seleção. Era a quarta vez consecutiva que a Argentina perdia em finais e Messi não aguentou as cobranças. Entre as milhares de mensagens enviadas ao craque depois da decisão, estava uma de Enzo Fernández.

O menino, que tinha 15 anos na época, escreveu um longo texto emocionante nas redes sociais para tentar "convencer" Messi a continuar jogando pela albiceleste. A publicação foi resgatada após a estreia com brilho de Fernández no Mundial do Qatar

"Como vamos convencê-lo de que estamos mortos [pela aposentadoria]. Como vamos convencê-lo de que em nossa vida não tivemos 1% da pressão que você tem sobre os ombros, que você se levanta de manhã e olha no espelho e sabe que uma multidão de mais de 40 milhões de habitantes não só quer que você faça as coisas perfeitas, mas também afirmaram ridiculamente que eles podem exigir isso de você", iniciou o jogador do Benfica, conforme recuperado pela 'Tyc Sports'.

Ele seguiu no texto destacando que Messi "é humano" e que não tem responsabilidade pela tristeza dos argentinos com as atuações da seleção. "Como vamos convencê-lo de que é difícil para nós ver que o mundo inteiro te lisonjeia, que nas férias você poderia estar deitado em uma praia e está lá correndo e representando nossas cores para que possamos ver se você corre ou se você vai cantar o hino", continuou.

"Faça o que quiser, Lionel, mas, por favor, pense em ficar. Mas fique por aqui para se divertir, é isso que essas pessoas tiraram de você. Em um mundo de pressões ridículas, eles conseguem te tirar o mais nobre que existe no jogo. A diversão. Quando criança você com certeza sonhava em representar seu país e se divertir. Ver você jogar com o azul claro e o branco é o maior orgulho do mundo. Jogue para se divertir, porque quando você se diverte, não tem ideia de como nos divertimos. Obrigado e desculpe", finalizou Enzo Fernández.

Depois de Messi anunciar a aposentadoria da seleção, o país se mobilizou para que ele voltasse atrás na decisão. Por fim, o craque cedeu e continuou jogando pela seleção. Ele liderou a equipe no vice-campeonato na Copa de 2018 e conquistou seu primeiro título com a Argentina ao vencer o Brasil na final da Copa América de 2021.

No Mundial de 2022, a Argentina se reergueu depois de perder para a Arábia Saudita na estreia da Copa e está na segunda colocação. A albiceleste só depende de si para avançar de fase e enfrentará a Polônia na próxima quarta-feira (30).

Confira o texto de Fernández na íntegra

"Como vamos convencê-lo de que estamos mortos [pela aposentadoria]. Como vamos convencê-lo de que em nossa vida tivemos 1% da pressão que você tem sobre os ombros, que você se levanta de manhã e olha no espelho e sabe que uma multidão de mais de 40 milhões de habitantes não só quer que você faça as coisas perfeitas, mas também afirmaram ridiculamente que eles podem exigir isso de você.

Como vamos te convencer que não conseguimos entender que você é um ser humano. Uma pessoa de talento inigualável, o melhor jogador do planeta, mas uma pessoa. Como vamos te convencer se nem por um segundo percebermos que você não é responsável pela raiva que a derrota nos causa, que muitas vezes tem mais a ver com nossas próprias frustrações que se despertam", continuou o jovem.

Vamos nos olhar no espelho e perguntar se exigimos de nós mesmos 1% do que exigimos desse menino que na verdade nem conhecemos. Como vamos convencê-lo de que é difícil para nós ver que o mundo inteiro te lisonjeia, que nas férias você poderia estar deitado em uma praia e está lá correndo e representando nossas cores para que possamos ver se você corre ou se você vai cantar o hino.

Faça o que quiser, Lionel, mas, por favor, pense em ficar. Mas fique por aqui para se divertir, é isso que essas pessoas tiraram de você. Em um mundo de pressões ridículas, eles conseguem te tirar o mais nobre que existe no jogo. A diversão. Quando criança você com certeza sonhava em representar seu país e se divertir. Ver você jogar com o azul claro e o branco é o maior orgulho do mundo. Jogue para se divertir, porque quando você se diverte, não tem ideia de como nos divertimos. Obrigado e desculpe."

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola