Topo

Torcedores do Equador 'imitam' japoneses e limpam estádio após jogo da Copa

Torcedores equatoriano retiraram lixos do estádio após a partida contra a Holanda, na Copa do Mundo do Qatar - Reprodução/Instagram
Torcedores equatoriano retiraram lixos do estádio após a partida contra a Holanda, na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Reprodução/Instagram

25/11/2022 18h39

Classificação e Jogos

Após a seleção do Equador buscar o empate diante da Holanda, pela segunda rodada do Grupo A, membros da torcida sul-americana também tiveram uma atuação de destaque na Copa do Mundo do Qatar. Em vídeos que circulam nas redes sociais, alguns equatorianos presentes no Estádio Internacional Khalifa pegaram sacolas e recolheram lixos na arquibancada antes de deixarem o local.

O gesto admirável já virou uma tradição da torcida japonesa em Copas e inclusive foi repetido no país do Oriente Médio. Ao "copiar" a atitude, os equatorianos demonstraram que o exemplo japonês teve um impacto positivo na cultura esportiva internacional.

Nos registros gravados, é possível ver que os equatorianos não se limitaram a limpar apenas os lugares em que estavam sentados. Munidos de sacolas de lixo e de boa vontade, os torcedores se deslocaram na arquibancada recolhendo produtos que estavam largados pelo estádio.

A cena repercutiu na internet e na imprensa do Equador, que valorizou o esforço da torcida, assim como o dos jogadores em campo. Após vencer o Qatar na estreia, a seleção equatoriana saiu atrás logo no início do duelo contra a Holanda. Liderados pelo artilheiro Enner Valencia, a equipe não desistiu, chegou ao empate e quase virou a partida.

Com o resultado, a equipe sul-americana está empatada na liderança da chave com os holandeses e possui campanha quase idêntica, mas fica atrás no critério de desempate por ter recebido mais cartões amarelos.

O Equador agora definirá se vai passar ou não para o mata-mata na partida contra Senegal, pela terceira e última rodada da fase de grupos. A partida será realizada na próxima terça-feira (29). A Holanda, por sua vez, enfrentará o já eliminado Qatar e está com a classificação para as oitavas encaminhada.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola