Topo

Após 8 anos, Gabriel Jesus ainda ajuda na decoração de Copa no Jardim Peri

Amigos de Gabriel Jesus seguem fazendo a decoração de Copa no Peri - Mariana Pekin/UOL
Amigos de Gabriel Jesus seguem fazendo a decoração de Copa no Peri
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Já é a segunda Copa do Mundo consecutiva que o Jardim Peri sofre um desfalque de peso no time responsável pela decoração das ruas. Mas calma, a ausência é por um motivo especial: Gabriel Jesus foi convocado novamente pelo técnico Tite para defender a seleção brasileira na busca pelo hexacampeonato no Qatar. Mesmo longe, o atacante do Arsenal dá um jeito de participar: ele faz questão de colaborar na vaquinha para a compra de materiais como tintas, pincéis e bandeirinhas com as cores do Brasil.

A reportagem do UOL Esporte visitou o Jardim Peri que se tornou famoso após a divulgação de uma foto de Gabriel Jesus colorindo as ruas do bairro na Copa que foi realizada no Brasil. Quatro anos depois, ele já vestia a camisa amarelinha na Rússia e vai repetir a dose agora no Qatar. A seguir, contamos como estão as ruas do bairro localizado na zona norte da cidade de São Paulo oito anos após as últimas pinceladas de Gabriel Jesus por lá.

No último Mundial, em 2018, a torcida brasileira se emocionou com a foto de quatro anos antes (2014) de Gabriel Jesus colorindo de verde e amarelo uma das calçadas do bairro onde cresceu. Hoje, a rua da famosa imagem não tem o mesmo clima, porque a maioria das crianças que moram lá cresceu, mas o principal point do Peri manteve a tradição.

Mais de três mil metros de cordões de nylon com bandeirinhas foram pendurados pela grande praça que concentra o ponto final da linha de ônibus Jardim Peri e o Mini Mercado Sorriso. O jovem Wesley Tiago, descrito como "o único que tem coragem de subir pelos postes" foi o responsável por estender a decoração confeccionada pelas mãos dos vizinhos e crianças do bairro.

Uma das artistas do grupo, Rafaela fez a maioria dos desenhos espalhados pelo local, inclusive a grande bandeira do Brasil, que só não está 100% colorida porque o serviço de "tapa-buracos" da prefeitura resolveu fazer a manutenção da rua. "Eles veem, jogam o asfalto e acabam apagando a tinta, mas logo essa bandeira sai", fala Rafa. Enquanto espera pela finalização do conserto, a moça desenha uma bandeira da Suíça, ao lado da brasileira, com giz de lousa.

Na última Copa, Gabriel Jesus era só um menino que pintava uma rua de São Paulo - Reprodução - Reprodução
Em 2014, Gabriel Jesus ajudou nas decorações do Peri
Imagem: Reprodução

Já o Mini Mercado Sorriso recebeu um 'talento' do proprietário Ismaily e dos amigos do bairro. "Eu sou dono de todos os Sorrisos aqui, é meu nome, né?", esclarece o comerciante para certificar se a reportagem entendeu que seu nome é uma adaptação da palavra smile, sorriso em inglês.

Local onde Gabriel Jesus pintou a calçada em 2014, no Jardim Peri - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Local onde Gabriel Jesus pintou a calçada em 2014, no Jardim Peri
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Rua do Jardim Peri que viralizou na Copa de 2018 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Rua do Jardim Peri que viralizou na Copa de 2018
Imagem: Mariana Pekin/UOL

As muretas do Mini Mercado têm artes de Rafaela: o escudo da CBF acompanhado da frase: "o único penta", a palavra Brasil decorada com o desenho da bandeira do país e uma menção ao Qatar, sede da Copa do Mundo.

Uma das paredes da varanda do mercadinho já conta com um desenho de Gabriel Jesus levando as mãos para o céu, em forma de agradecimento. Entre as duas entradas, é possível ver o símbolo do Manchester City, que logo vai sendo coberto de amarelo.

Wesley Tiago pendurou as bandeirinhas pelo Jardim Peri - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Wesley Tiago pendurou as bandeirinhas pelo Jardim Peri
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Ismaily, dono do Mini Mercado Sorriso, ajuda a decorar as ruas do Peri - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Ismaily, dono do Mini Mercado Sorriso, ajuda a decorar as ruas do Peri
Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Agora, vou cobrir, para colocar os emblemas dos outros times que ele jogou: Palmeiras, Arsenal e o City também", destacou o proprietário da rede de mercearias.

O empresário de 34 anos também fez um painel com desenhos especiais da Copa do Mundo em frente a outro "Sorriso", outro mercadinho dele na região. O grande diferencial é que Ismaily descolou a carcaça de um orelhão para pendurar no muro ao lado da frase de Gabriel Jesus, o famoso "Alô, mãe".

Um pouco mais distante, no Jardim Peri Alto, os moradores também confeccionam bandeirinhas e tentam encontrar os artistas responsáveis por produzirem o mural gigante com o rosto de Gabriel Jesus em 2018. A ideia é restaurar o grafite para a Copa deste ano.

Mesmo de longe, Gabriel Jesus acompanha as ações que tingem o Peri de verde amarelo em mais uma Copa do Mundo. Desde que se conhece por gente até 2014, o atacante colocava as mãos nos pincéis para ajudar. Neste ano, assim como em 2018, ele ajudou de outra forma: financiando os materiais.

Hoje, o atleta vive na Inglaterra, mas sente saudade do bairro onde cresceu. Sempre que pode, realiza alguns eventos solidários na região. O último foi a festa de Dia das Crianças, que alegrou a turma com inúmeros brinquedos e bicicletas.

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF