Topo

Culinária típica e drinks: em SP, equatorianos celebram vitória na Copa

Do UOL, em São Paulo

20/11/2022 13h04Atualizada em 20/11/2022 15h50

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo começou hoje, cinco meses depois do que estamos habituados, e em São Paulo, equatorianos se reuniram no restaurante Mitad Del Mundo, idealizado pelo compatriota Gustavo Diaz, para acompanhar o jogo de abertura contra o Qatar. Com muita cerveja, drinks e comidas típicas, os torcedores celebraram a vitória do Equador por 2 a 0 sobre a seleção do país sede do Mundial.

O proprietário do local fez questão de armar o clima de Copa no restaurante. Gustavo colocou telões, promoveu música típica ao vivo e, com a divulgação, o estabelecimento lotou.

"Moro no Brasil há 17 anos. Vim trabalhar aqui e me apaixonei pelo país. Por muito tempo eu não conseguia encontrar restaurante equatoriano e tive a ideia de trazer a minha cultura e gastronomia para compartilhar com os brasileiros. Ter um pedacinho do Equador aqui é muito importante, inclusive porque os equatorianos agora têm um lugar para se reunirem", contou Gustavo Diaz, que abriu o restaurante há um ano.

"Hoje foi uma correria pesada. Ficamos entusiasmados ao saber que o Equador abriria a Copa, porque todo o mundo vai acompanhar. Resolvemos fazer o evento e, assim que anunciamos, em questão de três horas tínhamos todas as mesas reservadas", continuou Diaz.

Assim que o estabelecimento abriu, às 11h, os torcedores já começaram a chegar no restaurante para acompanhar a abertura. Se lá no estádio Lusail a bebida alcoólica não estava liberada, no Mitad del Mundo o público já aproveitou para abrir os trabalhos com drinks e cervejas logo cedo.

Vestidos com as cores do Equador, os irmãos Néstor e Danilo Heredia conheceram o restaurante há pouco tempo e não tiveram dúvidas sobre o lugar que acompanhariam a abertura da Copa. "Aqui no Brasil, ser equatoriano é estranho, porque você se sente sozinho. Acredite, tem gente aqui que não conhece o Equador. É difícil encontrar outros compatriotas. Então, quando conheci esse restaurante fiquei muito feliz, porque pude ver que tem outros como eu, dá para se sentir em casa e matar as saudades", falou Néstor.

Torcedores equatorianos se reúnem em bar em São Paulo para assistir abertura da Copa - Beatriz Cesarini/UOL - Beatriz Cesarini/UOL
Torcedores equatorianos se reúnem em bar em São Paulo para assistir abertura da Copa
Imagem: Beatriz Cesarini/UOL

"Eu moro aqui desde que tenho um ano de idade, meu pai é equatoriano. Meu pai veio estudar no Brasil, conheceu minha mãe e voltou para o Equador. Depois, eles retornaram ao Brasil por mais oportunidades de trabalho", contou Néstor, que espera que o time consiga chegar, pelo menos, às oitavas de final.

A equatoriana Lu Ayala mora em São Paulo há nove anos e sempre procurou por um local para matar as saudades da culinária equatoriana e encontrou o Mitad del Mundo. Lu, então, decidiu trazer cerca de 10 amigos brasileiros para acompanhar o jogo de hoje e apresentar um pouco de sua cultura.

Equatoriana Lu Ayala acompanha o jogo do Equador em bar em São Paulo - Beatriz Cesarini/UOL - Beatriz Cesarini/UOL
Equatoriana Lu Ayala acompanha o jogo do Equador em bar em São Paulo
Imagem: Beatriz Cesarini/UOL

"Pensei: o Equador vai abrir a Copa do Mundo, preciso encontrar um lugar para assistir. Fiquei muito feliz, porque encontrei comidas típicas com ingredientes realmente do Equador, que não consigo encontrar aqui", celebrou Lu.

Essa é a intenção do chef Juan Martinez, que veio do Equador a pedido do amigo Gustavo Diaz. O cozinheiro profissional topou o desafio de trazer a culinária típica do país ao Brasil. "Meu amigo ficou com saudades da comida, eu topei abrir o restaurante com ele. Vim conhecer o Brasil em 2018 e começamos o projeto. Fomos prejudicados pela pandemia, mas agora o movimento melhorou bastante", contou.

O chef conta que o prato mais pedido pelos clientes é o trio de empanadas: Morocho, Viento e Verde, que leva camarões roxas trazidos diretamente do Equador. O ceviche Quiteño também é outro prato típico que faz muito sucesso.

A empolgação da torcida foi grande. Ainda no início do segundo tempo, uma das marcas de cerveja esgotou. O que não foi problema, porque os clientes partiram para outros drinks,

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola