Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasileiro não tem mais apagões no início após Globo usar Lei do Mandante

Jogadores de Athletico e América disputam a bola em partida do Brasileirão - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores de Athletico e América disputam a bola em partida do Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

02/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileiro não tem mais apagões de jogos nas suas dez primeiras rodadas após a Globo decidir usar a Lei do Mandante. O campeonato vinha sofrendo com jogos sem transmissão em edições recentes em meio a disputas relacionadas à legislação de direitos. Só que a consolidação da lei mudou o cenário.

Para o Brasileiro de 2019, houve uma divisão de direitos entre Globo e WarnerMedia (antiga Turner) na TV Fechada. O Athletico-PR decidiu não vender seus direitos de pay-per-view para a emissora carioca, ao contrário dos outros 19 clubes.

Além disso, o governo federal editou uma Medida Provisória em 2020 cedendo os direitos de transmissão só para os clubes mandantes, e não mais divididos. Em 2021, essa prerrogativa virou lei por iniciativa do Congresso Federal, também resultado de pressão dos clubes. Mas, como a Globo resistiu a adotar o procedimento, por dois anos houve jogos sem transmissão.

Em 2022, houve uma mudança de cenário. A WarnerMedia rompeu seus contratos de televisão para TV Fechada, e os clubes assinaram com a Globo/SporTV. Além disso, a Globo modificou compromissos com outros clubes e resolveu usar a Lei do Mandante. Ou seja, pode transmitir todas as partidas em casa dos times com os quais tem contrato.

Nas dez primeiras rodadas, a Globo, SporTV e Premiere já usaram jogos do São Paulo e América-MG. A tabela do Brasileiro indica que partidas do Fluminense, Cuiabá e Juventude também serão transmitidos por uma das plataformas da emissora.

As partidas em casa do Athletico têm sido transmitidas por canais do clube, seja por meio do Furacão Play ou de cessão a parceiros. O time paranaense tem uma ação até aqui vitoriosa contra a Globo para transmitir seus jogos em casa.

Com isso, não haverá apagões nas dez primeiras rodadas ao contrário dos dois últimos campeonatos. Se a Globo passar todas as partidas do Athletico como visitante, em alguma das plataformas, os jogos sem TV devem acabar em definitivo. É o cenário mais provável.