Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Proposta para volta de público na Série A prevê exceção para jogos do Bahia

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

27/09/2021 17h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os clubes debaterão a volta de público para os jogos da Série A do Brasileiro logo após o Estado da Bahia rejeitar o retorno de torcida. Como é a única sede sem aprovação, há uma proposta para que os jogos do Bahia sejam exceção: atue sem público dentro e fora de casa. É provável que essa ideia seja discutida na reunião de terça-feira.

A informação foi publicada primeiro pelo "Diário do Nordeste" e confirmada pelo blog. A proposta é articulada por alguns clubes da Série A, mas boa parte dos times ainda não tem conhecimento do assunto. Outra possibilidade seria o Bahia jogar fora do Estado.

Em setembro, o Conselho Técnico de clubes da Série A reafirmou que só haveria retorno de público com todos os Estados aprovados. Dentro da CBF, havia expectativa de que isso ocorresse ainda em outubro. São Paulo foi um dos últimos Estados que deu aval à torcida, mas a Bahia vetou.

O Conselho Técnico tem a prerrogativa de derrubar a obrigação de 100% dos Estados para volta da torcida. Há uma incógnita entre os presidentes sobre o cenário mais provável da votação. O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, se tornou chave na negociação porque pode determinar o que aceita já que não terá público em seu Estado.

Neste contexto, deve ser apresentada a proposta ao Bahia para tentar convence-lo a aceitar a volta do público sem que fosse prejudicado. Sua posição terá bastante peso na decisão final.