Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBF conta com jogadores de Espanha e Itália, e ainda negocia com Inglaterra

Gabriel Jesus celebra gol do Manchester City diante do Norwich City - Manchester City FC/Getty Images
Gabriel Jesus celebra gol do Manchester City diante do Norwich City Imagem: Manchester City FC/Getty Images

27/08/2021 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dirigentes da CBF, Fifa e Conmebol têm participado de articulações constantes para tentar reverter a decisão dos clubes europeus de rejeitar a liberação de jogadores para as eliminatórias da Copa. Das conversas, já há otimismo para contar com atletas da Espanha e da Itália. Em relação à Inglaterra, o cenário ainda é de negociação dos cartolas.

Durante a semana, a Premier League, La Liga e a Série A Italiana declararam que iriam apoiar clubes que decidissem não ceder atletas para as seleções sul-americanas. Os clubes ingleses se apoiavam nas quarentenas impostas aos atletas na volta que os desfalcariam por vários jogos. Espanhóis ameaçam ir à Justiça para impedir a cessão.

Das intensas conversas dos últimos dias, a CBF entende que é provável que consiga contar com jogadores dos times espanhóis e italianos. Também dá como certa a presença de Neymar e de outros atletas que jogam na França. Quanto à Inglaterra, o cenário é ainda indefinido e continuam as negociações. São nove atletas em times ingleses.

Se houver jogadores que não se apresentem, a CBF terá de usar substitutos. Hoje o técnico Tite convocou mais nove jogadores para as partidas da seleção. A avaliação deste momento é de que não haveria grande impacto nos times brasileiros.

Aos dirigentes sul-americanos, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, tem prometido que haverá punição para os clubes que não cederem jogadores para as seleções. Pelo regulamento para atletas, os times não poderiam usá-los durante o período de convocação e mais cinco dias. Além disso, estariam submetidos a processo disciplinar que prevê punições entre reprimendas, multas até rebaixamento.