Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clubes de SP terão de jogar Copa do Brasil fora do Estado por acordo na CBF

M. Vital jogador do Corinthians comemora seu gol com Luan jogador da sua equipe durante partida contra o Ponte Preta no estádio Arena Corinthians pelo campeonato Paulista 2021. - Ettore Chiereguini/AGIF
M. Vital jogador do Corinthians comemora seu gol com Luan jogador da sua equipe durante partida contra o Ponte Preta no estádio Arena Corinthians pelo campeonato Paulista 2021. Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

11/03/2021 14h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a suspensão dos jogos em São Paulo, feita pelo governo do Estado pelo agravamento da pandemia de coronavírus, os clubes paulistas terão de jogar a Copa do Brasil fora dos seus times estaduais. É o que foi acordado entre clubes durante reunião na CBF, na quarta-feira, pouco antes da paralisação das partidas em São Paulo. O mesmo vale para a Libertadores como já previsto em regulamento.

Nesta quinta-feira, o governador João Dória anunciou a suspensão dos jogos de futebol no Estado por 15 dias. Essa decisão vale a partir do dia 15 de março.

Em reunião na quarta-feira, a CBF confirmou a intenção de continuar com os jogos da Copa do Brasil, após reuniões com clubes, federações. Baseia-se em dados técnicos de baixa contaminação durante os jogos. A entidade conta com um aval do Ministério da Saúda para seus protocolos para realizar jogos.

Neste encontro, ficou determinado que, caso haja restrição de públicos locais por conta da pandemia, "a alternativa será a transferência da referida partida para outra cidade do mesmo ou de outro Estado". Foi o que informou a CBF. Os 40 clubes das Séries A e B estiveram presentes na reunião e concordaram com esses termos. A Copa do Brasil foi reiniciada nesta semana.

Já serão impactados por esse acordo Mirassol e Red Bull, que se enfrentam pela Copa do Brasil, no dia 18 de março, em jogo que seria em Mirassol, e Marília-SP e Criciúma, no dia 17 de março, marcado para Marília. O Corinthians, único dos grandes na atual fase, jogará fora na sua estreia, no dia 17 de março, diante do Salgueiro.

Essa regra já valia no Brasileiro-2020. Foi um acordo feito antes do reinício dos jogos. Não foi preciso utilizar a medida.

No caso da Libertadores, já está estabelecido em regulamento que a competição terá deslocamento de cidade ou país e que os clubes continuam a ter de jogar seus confrontos.