Como Fortnite na camisa da final explica plano de patrocínio do Santos
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O Santos sofreu um forte abalo em sua imagem com a contratação de Robinho, condenado por estupro na Itália. A suspensão do contrato conseguiu estancar o problema e evitar saída em massa de patrocinadores. Ameaçava uma estratégia de marketing que alavanca receitas com parcerias como a feita com o jogo eletrônico Fortnite para final da Libertadores.
Não é uma preferência do Santos patrocínios pontuais para a camisa master. Só que, embora o acordo não seja revelado, a empresa Epic Games pagará um valor acima do padrão de jogos pontuais. O clube santista tinha feito acordos com a Tekbond para as semifinais contra o Boca Juniors. Essa empresa, porém, já é parceira santista.
A ideia da Fornite surgiu quando o Santos negociava o lançamento de uma parceira dentro do jogo, feita pela empresa com 23 clubes pelo mundo, para incluir "skins" do clube. E, além do patrocinador master, haverá ações na rede social. A intenção do Fornite é buscar um público fora só dos games, ou seja, o consumidor do futebol.
E essa tem sido também uma estratégia do Santos: ir além do público do futebol. Uma forte penetração em redes sociais, com piadas e brincadeiras que também se aproveitem de ondas na internet. O clube tem obtido um alto nível de interação em seus posts, acima do tamanho da torcida.
Financeiramente, a estratégia de marketing tem batido a meta prevista para o setor. Em meio à pandemia de coronavírus, que gerou queda de receita no futebol, o clube acabou com o terceiro trimestre de 2020 com R$ 15,3 milhões de receitas em patrocínio, R$ 1,7 milhão acima da meta presta. Isso sem ter um patrocinador master. Agora, com o bom resultado esportivo, o presidente santista, Andrés Rueda, vê um patrocínio master permanente mais próximo de ser fechado.
Ao final do ano, o clube teve uma renda em torno de R$ 20 milhões, cumprindo a meta prevista. Ou seja, superou a crise de Robinho perdendo apenas um parceiro: manteve outros nove patrocínios. Obviamente, em 2021, o desempenho esportivo ajuda com o time em uma final global transmitida para quase 200 países.
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