Topo

Rodrigo Mattos

CBF vê acertos de árbitro de jogo do Flamengo sobre Gabigol e racismo

Gerson discute com Mano Menezes em Flamengo x Bahia, jogo do Brasileirão -  Jorge Rodrigues/AGIF
Gerson discute com Mano Menezes em Flamengo x Bahia, jogo do Brasileirão Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

22/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A comissão de arbitragem da CBF entende que o árbitro Flávio Rodrigues seguiu orientações e a regra do jogo ao apitar o jogo Flamengo x Bahia. Suas duas participações polêmicas foram: 1) expulsar Gabigol por um xingamento com ele caído 2) não paralisou, nem viu a acusação de injúria racial de Gerson contra Índio Ramirez.

O árbitro da federação paulista expulsou Gabigol aos 9min. As imagens mostram que ele aponta que o jogador o mandou "tomar no c?". Na súmula, Flávio Rodrigues descreveu que: "Expulso por dirigir-se a mim de maneira ofensiva e ostensiva após a disputa de uma jogada, dizendo as seguintes palavras: '' vai tomar no seu cu''. após a expulsão o jogador retardou a sua saída do campo de jogo, contestando a decisão da arbitragem."

A comissão de arbitragem da CBF entende que a situação está prevista nas "Regras do jogo". No capítulo 12, na parte disciplinar, são descritas as condutas passíveis de expulsão: "usar linguagem ou gestos ofensivos, de insultos ou abusivos". É no que estaria enquadrado Gabigol.

No lance, o jogador está caído quando supostamente xingou o árbitro. Não fica claro que se dirigia ao juiz.

Em relação à acusação de racismo, a orientação da comissão de arbitragem da CBF é de expulsar casos em que o árbitro conseguir ouvir o insulto. Caso isso não ocorra, o árbitro deve relatar na súmula o incidente com a acusação.

Foi o que fez Flávio Rodrigues em sua súmula: "aos 7 minutos do segundo tempo houve um conflito entre os jogadores sr. gerson santos da silva, de numero 8 da equipe do flamengo e do atleta da equipe do bahia de numero 15 sr. juan pablo ramirez velasquez, onde o jogador do flamengo alega ter sido chamado de "negro" por seu adversário mencionado. informo que este suposto ato não foi percebido por nenhum membro da equipe de arbitragem no campo de jogo."

Na visão da comissão de arbitragem, não cabe ao árbitro apurar o que de fato aconteceu, apenas relatar a denúncia. Agora, a procuradoria do STJD vai analisar os fatos, inclusive com testemunhos e imagens.

A diretoria do Flamengo estava irritada com arbitragem de Flávio Rodrigues como ficou claro em entrevista do presidente do clube, Rodolfo Landim. À FlaTV, ele afirmou que esperava uma expulsão por ser um árbitro da federação paulista. Até esta segunda-feira a ouvidoria de arbitragem da CBF ainda não tinha recebido reclamação da atuação do juiz.