Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Para IA, provável reforço do Palmeiras é o 2º pior jogador do Espanhol

Prestes a ser anunciado como quarto reforço do Palmeiras para as competições deste ano, o atacante brasileiro Lázaro é simplesmente o segundo pior jogador do Campeonato Espanhol nesta temporada.

Essa não é a avaliação subjetiva feita por um jornalista, um analista de futebol ou algum torcedor que torça contra o sucesso do clube paulista.

Quem apresenta esse dado é uma inteligência artificial especializada em pegar as estatísticas de tudo que acontece em campo (gols, finalizações, passes, desarmes, impedimentos, cartões e etc) e transformar em notas que avaliam o desempenho de cada jogador.

Segundo o "WhoScored?", as 14 atuações de Lázaro pelo Almería nesta edição da La Liga renderam uma média de 6,06. E esse número é bem ruim, muito ruim mesmo.

Quase o pior

O desempenho de Lázaro é o 331º dentre os 332 jogadores da primeira divisão da Espanha avaliados pela plataforma -para aparecer no ranking, é necessário ter ido a campo em pelo menos metade das 23 rodadas já concluídas.

Apenas o atacante chileno Ben Brereton, que até já foi embora da La Liga, recebeu avaliação pior dos algoritmos. Antes de ser negociado com o Sheffield United na janela de transferências de janeiro, ele tinha média 6,04 pelo Villarreal.

Para a inteligência artificial, o segundo pior brasileiro nesta temporada do Espanhol é o zagueiro Gabriel Paulista, que acabou de trocar o Valencia pelo Atlético de Madri. Suas atuações renderam nota 6,49, a 219ª no ranking geral.

Já o número um do país é Vinícius Júnior. O craque do Real Madrid tem até o momento média 7,29, a oitava mais alta da competição.

Continua após a publicidade

Quem é Lázaro?

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Lázaro foi o autor do gol que deu o título do Mundial sub-17 à seleção brasileira em 2019.

Três anos depois, foi negociado com o Almería. Em sua primeira temporada na Espanha, teve bons momentos, chegou a anotar um hat-trick (três gols na mesma partida) e marcou seis gols em 20 compromissos oficiais.

Mas o desempenho do brasileiro caiu consideravelmente em 2023/24. Considerando todas as competições, o brasileiro só foi escalado como titular em duas oportunidades (e saiu do banco outras 12 vezes) e ainda não balançou as redes.

Jogador do setor ofensivo, Lázaro não tem uma função bem definida. Polivalente, pode jogar como ponta, ala, meia de criação e até como centroavante. Foi essa característica, aliás, que chamou a atenção de Abel Ferreira para se juntar a Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues e Caio Paulista, os outros reforços alviverdes desta temporada.

Em busca da recuperação

Depois de ser derrotado nos pênaltis pelo São Paulo no clássico que valia o título da Supercopa do Brasil, domingo, o Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira, contra o Ituano, na Arena Barueri.

Continua após a publicidade

Mesmo com um jogo a menos que seus adversários diretos por vaga nas quartas de final (devido justamente ao compromisso do último fim de semana), o time de Abel ainda lidera o Grupo B do Campeonato Paulista.

A equipe alviverde soma até o momento dez pontos na competição estadual, resultado das vitórias sobre Inter de Limeira, Santos e Red Bull Bragantino, além do empate contra o Novorizontino. Apenas o Santos, que já foi a campo em cinco oportunidades, pontuou mais (12).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes