Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Por onde andam 7 destaques da Copa São Paulo hoje 'escondidos' no exterior?

Os jogadores de Corinthians e Cruzeiro decidem amanhã a 54ª edição da Copa São Paulo de Juniores com dois objetivos em mente: conquistar o título da mais tradicional competição de base do futebol brasileiro e impressionar técnicos e olheiros capazes de alavancar suas carreiras.

Só que nem mesmo atuações de gala na Copinha são garantia de futuro brilhante nos gramados. Ao longo da história, não faltam garotos que despontaram como candidatos a craques do primeiro escalão global nas jornadas de janeiro e acabaram indo para lugar nenhum.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo jogadores que brilharam na Copa São Paulo e hoje, apesar de continuarem jogando profissionalmente, estão "perdidos" em algum canto do mundo do futebol.

NEGUEBA
Atacante, 31 anos, Lamphur Warrior (TAI)

Com um futebol de muitos dribles e de jogadas individuais desconcertantes, Negueba foi o grande nome do Flamengo que venceu a Copinha de 2011. Promovido à equipe principal, o atacante até teve alguns bons momentos de imediato, mas depois acabou se mostrando um jogador pouco produtivo. Em 2018, Negueba se mudou para a Ásia e por lá fixou sua carreira. Foram quatro anos atuando na Coreia do Sul. E, desde 2022, o ex-Flamengo está na Tailândia. Na semana passada, Negueba anunciou uma mudança de clube dentro do país: deixou o Port FC, terceiro colocado no campeonato nacional, onde quase nunca jogava, para defender o Lamphur Warrior, que tem pretensões mais modestas.

GABRIEL VASCONCELOS
Atacante, 27 anos, Bahrain SC (BAH)

Imagem
Imagem: Reprodução

Em seu penúltimo título de Copinha, o Corinthians contava com nomes como Guilherme Arana e Maycon. Mas quem deixou a competição com dois prêmios, a medalha de campeão e o troféu de artilheiro, foi um jogador que não acabou vingando tanto quanto seus companheiros. Autor de oito gols na campanha vitoriosa, Gabriel Vasconcelos não teve chances na equipe adulta do clube que o revelou e chegou a se arriscar até no campeonato nacional do Canadá (não na MLS). Em 2022, mudou-se para o Oriente Médio e foi jogar no Bahrein. Atualmente, está no seu segundo time por lá.

MATHEUS PEREIRA
Meia, 25 anos, Eibar (ESP)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Mauro Horita/AGIF

Grande nome do Corinthians na Copa São Paulo de 2016, o meio-campista ficou marcado por errar uma cobrança com cavadinha na disputa de pênaltis contra o Flamengo na final. A falha não o impediu de ser negociado com a Juventus no segundo semestre daquele ano. Sem espaço no clube de Turim, Matheus Pereira começou a rodar: foi emprestado ao Bordeaux, ao Paraná, ao Dijon e até ao Barcelona B. Como não deu certo em lugar nenhum, precisou recomeçar na segunda divisão espanhola pelo Eibar, clube que luta pelo acesso à elite.

RAFAEL MARTINS
Atacante, 34 anos, Santa Clara (POR)

Imagem
Imagem: Divulgação

Maior artilheiro da história da Copa São Paulo, com 16 gols em três participações, o centroavante jogou a competição por Juventus, em 2006, Internacional, em 2007, e Grêmio, em 2008, quando terminou como goleador da edição. Como profissional, seu melhor momento no Brasil foi a temporada de 2013, em que vestiu a camisa da Chapecoense. No exterior desde o segundo semestre daquele ano, fez carreira jogando na Espanha, em Portugal e na China. Desde o começo da temporada, defende seu quinto time português diferente, o Santa Clara, da segunda divisão, pelo qual marcou seis vezes em 22 partidas.

LUCAS GAÚCHO
Atacante, 32 anos, St. Joseph's (GIB)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Artilheiro e campeão da Copinha de 2010 por um São Paulo que também tinha Lucas Moura, Casemiro e Bruno Uvini, o centroavante quase não jogou no Morumbi depois que foi promovido ao time profissional e virou uma espécie de peregrino da bola. Desde que foi embora do clube onde se profissionalizou, o centroavante passou por Tailândia, Vietnã, Omã, Lituânia, Japão, Israel, Bolívia, Kuwait e pelas divisões menores da Espanha. Sua empreitada mais recente é no futebol de Gibraltar, uma das ligas nacionais mais inexpressivas da Europa.

PEDRO BICALHO
Volante, 22 anos, Alverca (POR)

Imagem
Imagem: Divulgação

O grande nome do primeiro título de Copinha do Palmeiras, conquistado em 2022, foi Endrick. Mas Pedro Bicalho também teve um papel decisivo no feito histórico. Apesar de ter sido capitão da equipe vencedora, o volante não foi incorporado ao elenco comandado por Abel Ferreira. Em vez disso, foi emprestado a Portugal para ganhar experiência internacional antes de uma possível inclusão no time principal. Só que a passagem de Bicalho pelo Santa Clara, da primeira divisão lusa, foi tão ruim, mas tão ruim, que ele acabou cedido na temporada seguinte para o Alverca, que disputa a "terceirona" da terra de Cristiano Ronaldo. E, mesmo lá, a cria alviverde não tem mandado muito bem: passou vários jogos na reserva e só participou de um gol.

WENDEL
Atacante, 23 anos, Porto B (POR)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Autor do gol que deu ao Flamengo seu último título de Copa São Paulo, seis anos atrás, o atacante acabou sendo "engolido" pelo enriquecimento do elenco rubro-negro, que se encheu de medalhões e limitou o espaço para jovens promessas. Wendel até chegou a jogar algumas partidas pelo time principal do Fla, mas logo viu as oportunidades minguarem e se transferiu para as divisões menores de Portugal. Atualmente, joga a segundona lusa pelo Porto B e é o vice-artilheiro da competição, com 11 gols.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes